Ranking de médicos
A semana retrasada escrevi sobre um aplicativo que classificava os médicos pela sua pontualidade. Como não era um bom argumento saiu do ar.
Avaliando o que temos fora do Brasil encontrei o Healthgrades que classifica de 1 a 5 estrelas o profissional por especialidade e localização com os seguintes itens: confiabilidade, equipe, utilidade e agendamento.
Já no Doctorscorecard o médico é avaliado por estado/especialidade de 1 a 10. O paciente pode escrever o que quiser e o médico deve responder publicamente ou via email.
Existe uma obsessão por ranking, seja de escolas, seja de profissionais como pode ver aqui e aqui.
No Brasil temos o Doctoralia e o AvalDoc. Aplicativos temos o easydr que agenda a consulta via celular e os que atendam consulta em casa: docway e o Beep! Invariavelmente o aplicativo é alimentado pela opinião dos clientes.
E para onde vamos? Essa questão de classificação dos médicos vai de encontro a esse artigo que avalia o risco de erro médico nos Estados Unidos. Por isso a medicina segue tantos protocolos e tem tantas acreditações (Canadense, Joint, ONA) para garantir a segurança e a qualidade do serviço.
Hoje mais do que agendar uma consulta, o paciente quer saber quem é o profissional que estará do outro lado e como ele vai trata-lo. Não devemos temer as classificações justas onde os pacientes possam ver nossa resposta e as avaliações de outros pacientes.
CEO - Dr On | Growth | Health Business | Estratégia & Empreendedorismo Médico | Speaker | Autor do livro Empreendoutores®️
7 aÓtimo artigo, parabéns!
Professor Ensino Superior | UNINOVE
7 aExcelente artigo!!! porem ainda pouco abordado em nosso país !!!