Razões pelas quais a narração de histórias é uma ótima ferramenta de marketing
O marketing através da narração de histórias, é claro, não é um conceito novo. Marcas como BrewDog, Marks e Spencer e até Coca Cola se beneficiam dessa abordagem há anos. Com o indivíduo médio consumindo mais de 100.000 palavras digitais diariamente, a pesquisa mostra que cerca de 92% dessas pessoas se beneficiariam dessas palavras se estivessem no formato de uma história. Então, o que há para marcas que usam a narrativa como uma ferramenta de marketing?
Provavelmente, você pode se lembrar de um anúncio no passado. As chances são altas de que, qualquer que fosse o anúncio, ele tinha uma história que permanecia em sua mente. O marketing através da narração de histórias é uma ótima maneira de chamar a atenção do cliente usando um conto fascinante antes da introdução de um plano de ação. Como tal, a marca cria uma conexão emocional com seus clientes em potencial e clientes, de modo que é difícil recusar sua chamada à ação.
Embora os clientes possam se lembrar da sua marca por causa de vários aspectos de marketing, como manchetes atraentes, fotos profissionais ou até mesmo um vídeo fantástico, nada supera tudo isso além de uma história excelente e cativante. No entanto, é claro, a história deve ter ressonância com os gostos, preferências ou necessidades. Você consegue se lembrar de uma manchete de um livro no seu jardim de infância? Apostamos que você pode se lembrar de fábulas e ainda cantarolar ao longo da maioria das rimas que aprendeu durante a pré-escola. É isso - o poder das histórias para melhorar a memorização.
Recomendados pelo LinkedIn
É improvável que um monte de estatísticas ou uma lista de fatos mude a opinião e a atitude de seus clientes em potencial em relação à sua marca. Isso é especialmente verdade quando há viés ou forte objeção à marca. A pesquisa realizada por Berkeley mostrou o potencial das histórias na mudança de comportamentos, opiniões e atitudes das pessoas, bem como na química do cérebro. Você pode incorporar histórias em seus PRs, artigos de opinião ou até mesmo nas páginas de vendas para convencer seu público a tomar medidas.
Um relatório dado pela Nielsen Pesquisa Global Trust in Advertising and Brand Messages indicou que 92% dos consumidores constroem confiança nas marcas através da mídia conquistada (menções na mídia, referências, boca a boca, etc.). Como isso se aplica? Você pode compartilhar depoimentos de clientes, menções na mídia, anedotas ou até histórias com o seu público para criar confiança e fortalecer relacionamentos.
Embora seja agradável que a narrativa seja uma ferramenta poderosa, ela só será bem-sucedida se você tiver uma narrativa brilhante da marca, entender seu público-alvo e usar os canais certos para alcançar seu público-alvo.