Reciprocidade - sua inimiga mental
Você acredita que fazer um favor para alguém, seja pessoa física ou jurídica gera MUITO valor, que te posiciona no TOP 1 da mente de alguém. Até aí tudo bem. Isso é verdade dependendo do valor gerado. O problema vem depois: Você acredita CEGAMENTE que, a pessoa que recebeu o valor - quem você ajudou - DEVE te dar algo de volta, em troca, pior: Que deve se lembrar pelo resto da vida que você a ajudou.
Agora no final de 2017 ganhei uma ex amiga. Sim, ela parou de falar comigo nas redes sociais por muito tempo - normal pra quem tem uma lista com mais de mil pessoas como eu - e quando entrei em contato ela se explicou. Contou tudo o que outrora eu teria feito com ela em uma postagem a qual definitivamente não me recordo. Gente sumiu dos contatos sem razão, gente pediu pra adicionar de novo e eu nem sabia que tinha saído, assim como apareciam postagens estranhas para outras pessoas usando o meu perfil - até pra minha mamãe - senhas roubadas ou vai saber o que aconteceu (...).
O Fato é que fiquei furioso porque o tal evento a aborreceu e fim isso bastou, mas eu fui seu porto seguro por anos a fio de todos os relacionamentos dela que deram errado. Isso pra mim bastava e deveria ser recíproco. Mas não. Com o passar do tempo todos os favores e ajudas que dei sumiram da cabeça dela - junto com os momentos de dor, graças a Deus - e pra minha surpresa, só ficou na MINHA mente.
Só consegui entender de fato isso agora estudando comportamento, PNL e voltando à minha formação acadêmica em Marketing, só que na versão atualizada (...). Existe qualidade, força e quantidade de reciprocidade entendida nos mais diversos níveis, mas ela SOME da cabeça de quem recebeu com o passar do tempo. E fica na sua. E você fica puto da vida. Fica. Deveriam ser "malditamente" gratos a você pelo resto da vida. Mas não. Deviam te.... qualquer coisa boa. Só que não.
Reciprocidade é um gatilho mental fantástico na vida pessoal ou empresarial, em qualquer relação, de qualquer nível. Geram poderosas conexões. Agora que sabe disso não se abale mais com seu amigo ingrato: Ele "apenas" se esqueceu do seu big favor. Lembre-se que é FAVOR, é desinteressado porém verdadeiro e tantas vezes quem recebe jamais imaginaria que você fosse fazer aquilo. Daí vem a gratidão e a vontade dela retribuir a você de alguma forma. Se fizer pensando na troca é mercado, é moeda, é escambo, não funciona bem,
Ainda que não retribua nunca, você treinou e o fez bem. Somente agora me faz todo sentido aquele escrito Bíblico de quase 2 mil anos atrás "fazer o bem sem olhar a quem" e ainda "é dando que se recebe".
Ajude, não cobre por tudo. Terás crescimento nos negócios e na vida.
Fui.