Recolocação - 3 passos antes do óbvio
Se você estiver em busca de recolocação este artigo é para você, mas se não estiver é melhor ler esse aqui antes.
Ah o ser humano e seu gosto por tentar começar as coisas pelo fim na expectativa que isso torne o processo mais rápido...
Você não prestou vestibular num dia e se formou no dia seguinte, não foi recolocado como assistente e na outra semana já foi promovido a gerente, aliás, até pra nascer você precisou passar por um processo de 9 meses. Por que com sua recolocação seria diferente?
Calma, não me odeie nem retire sua inscrição dessa newsletter, eu sei que estar em busca de recolocação deixa a autoestima do peão em frangalhos e sei que seus credores não estão nem aí para o tal processo da sua recolocação.
Existe uma vida prática te pressionando quase tanto quanto você mesmo também se pressiona, o ponto é que isso não torna sua recolocação mais ágil, pelo contrário.
Ter um currículo bem estruturado e um linkedIn atrativo são necessidades indispensáveis para sua recolocação, mas já partir pensando nisso seria queimar etapas. E pior do que não se recolocar é se recolocar e ser demitido dias depois. Vai por mim, não recomendo.
Não vai dar pra começar o bolo pela decoração, teremos que cuidar de você para que você não apenas se recoloque, mas se recoloque estando bem.
Por isso gostaria de sugerir algumas atitudes básicas que muitas vezes o candidato deixa de lado por não querer "perder tempo", mas que farão total diferença nesse momento da vida:
1 - Cuide da sua casa material
Isso, organize sua casa literalmente. Enquanto você não se recoloca ou talvez até mesmo após sua recolocação você precisará ter um espaço limpo, organizado e acolhedor para viver sua jornada. É o seu home-office da busca por recolocação!
Organizar vai além de "arrumar", arrumar deixa uma licença poética para esconder a bagunça. Aproveite seu tempo da melhor forma possível, visite suas gavetas. Recicle tudo que não serve mais para ninguém.
Reveja seu guarda-roupas, experimente cada peça, mantenha apenas o necessário, roupas que realmente te sirvam e não que apenas entrem em você.
Separe o que não servir para você mas que pode ainda ser útil para outra pessoa. Roupas que precisam de reparos devem ir para a costureira ainda esta semana, roupas que já não fazem sentido devem ser doadas ou vendidas.
Apenas nessa ação você deixa seu ambiente mais leve, melhora sua contribuição social ajudando o próximo e levanta dinheiro revendendo ítens caros que se tornaram sem utilidade.
Não subestime essa etapa do processo, a leveza da casa deixará sua cabeça mais descansada, ajudar o próximo comprovadamente aumenta a felicidade de quem contribui e fazer de suas tralhas um negócio te deixará com a sensação de ser produtivo.
Tire até uma semana para fazer isso, faça uma transformação no seu espaço, mas atente-se para não se tornar seu próprio empregado doméstico. Não é porque você tem "tempo sobrando" que você deve fazer todas as tarefas, você precisa ter tempo para as próximas ações.
Se você tiver condições financeiras essa etapa pode se tornar bem mais fácil com a ajuda de uma personal organizer, se não tiver, recomendo a leitura do livro: A mágica da arrumação: A arte japonesa de colocar ordem na sua casa e na sua vida.
2 - Cuide da sua casa física
O estado depressivo afeta absurdamente a autoimagem do profissional, não raramente chegando a comprometer a higiene pessoal.
Recomendados pelo LinkedIn
Muitas vezes quem busca recolocação pode ir desistindo de si mesmo e deixando de se cuidar, especialmente quando a pessoa cometeu o erro de colocar todo seu valor no emprego que tinha e não em quem se é.
Eu garanto que em algum momento da vida você irá se recolocar, simplesmente porque não existe uma pessoa que passou a vida toda procurando emprego. Mas prometa a si mesmo que quando essa recolocação chegar, você não cometerá novamente o erro de colocar o trabalho no centro da sua existência!
Eu sei que você as vezes fica jogado na cama num quarto escuro com o celular na mão rolando um feed infinito. Vou confessar que isso já aconteceu por aqui também!
Mas não permita que isso seja sua rotina! Não pense que tudo bem ficar com o cabelo ensebado e "se me chamarem para uma entrevista eu lavo".
Sua autoimagem importa MUITO, a forma que você se apresenta na entrevista é a forma que você se enxerga e se você passar a semana desarrumado, mesmo se decidir se arrumar para a entrevista seu cérebro estará te dizendo que você é uma fraude que precisa "enganar" o recrutador. Isso pode destruir seu desempenho!
Faça tudo que puder dentro das suas condições! Agora que você já separou apenas as roupas que realmente gosta poderá repensar seu estilo. Se tiver condições pode contar com uma consultora de imagem e se não tiver pode consumir conteúdos relacionados ao tema.
Apenas cuide para não despertar gatilhos de consumismo, você não precisa fazer skincare com produtos caros. Tirar um tempo para fazer as unhas e hidratar o cabelo com os produtos que você já tem é um excelente começo!
O importante é olhar no espelho diariamente e se sentir confortável em sua própria pele.
Ah e nem preciso dizer da NECESSIDADE de praticar alguma atividade física, né?
Vá no seu ritmo, se hoje você só pode fazer uma caminhada leve de 15 minutos, faça sua caminhada leve de 15 minutos. Você não precisa competir com ninguém, apenas cuidar de si mesmo.
3 - Cuide da sua casa espiritual
Agora que sua casa material está um brinco e você está se olhando no espelho com a sensação de "não ser de se jogar fora", vamos falar do último, mas não menos importante, talvez até o mais importante exercício de autocuidado que é cuidar do espiritual.
Algumas pessoas buscam templos para se conectarem a sua fé, outras não.
Se essa etapa não for importante para você, você pode escolher pular. A mim me cabe respeitar sua escolha, embora eu acredite que quem compartilha o fardo da busca por recolocação com um ser superior sente bem menos peso.
É um alívio acreditar que tem alguém cuidando de cada passo que damos!
Se fizer sentido para você vá a igreja, a sinagoga, ao centro, a mesquita, ao templo, ao terreiro, vá onde for que seu espírito se sinta cuidado.
Se nada disso fizer sentido pra você procure meditar, ouça músicas edificantes, faça ho'oponopono.
Só você sabe os melhores caminhos para cuidar do seu eu espiritual, apenas não o negligencie.
Estes são passos fundamentais (e menos óbvios) para tornar a jornada da sua recolocação mais leve e acrescentar propósito ao seu momento. Volto em breve com mais dicas. Aqui você tem uma amiga!
_________________________
Em 10 sessões te ajudo a conhecer seu perfil, se relacionar com perfis diferentes do seu, reformular seu currículo, reformular e traçar uma estratégia de marca pessoal no LinkedIn, administrar seu tempo, pensar em sua missão de vida, fazer um levantamento do seu momento atual, planejamento de futuro e preparo para entrevistas de emprego dando dicas de comunicação não violenta e apresentação pessoal. Fale comigo aqui.
Head de Pessoas e Cultura | Business Partner | Talent Acquisition | Tech Recruiter | RH | Recrutamento | Mentora de formações em RH | Palestrante | Influenciadora RH TOP 20+ PRÊMIO IBEST
1 aMaravilhosa sempre ❤️
Gerente Comercial | Coordenadora Administrativo | Supervisora Campo | Relacionamento Comercial | Treinamento | Gestão de Pessoas
1 aAdorei! São realmente passos importantes para o bem estar e para elevar o astral! 😉
Especialista em Recolocação Profissional 50+ | Restruturação de Currículo e Linkedin | Jobhunter | Headhunter | Especialista em Hotelaria | Consultoria de Recursos Humanos
1 aMuito bom Kerlly Barbosa são itens valiosos para se por em ordem para ir a luta.
CX - Experiência do Cliente | Atendimento ao Cliente | CS - Pós Vendas e Suporte ao Cliente | Gestão de BPO | Liderança e Gestão de Pessoas | KPI's (CSAT, NPS, SLA, entre outros) | Business Intelligence
1 aGostei mto de revisitar esses passos! É muito fácil esquecermos deles nessa fase tão difícil. Obrigado por compartilhar e refrescar nossa memória!