Controlando a ansiedade durante a recolocação profissional.
não consegue pensar em mais nada! parece que tudo se resume ao seu objetivo de retornar ao mercado de trabalho. Dai vem as muitas tentativas, muitas e muitas. Sem a resposta que deseja, paralelo a tudo isso as contas que não param de chegar! Para alguns o pesadelo se dá ao encontrar-se com pessoas que juntos estiveram durante a época da escola ou faculdade em uma situação profissional mais rentável, seja pessoalmente ou via rede social... A ansiedade bate e parece que não ira nunca mais embora.
A ansiedade pode atrapalhar em vários aspectos entre eles levar o profissional a aceitar qualquer proposta de emprego e sujeitar-se a situações que podem levar a exaustão emocional como Bournalt , alguns profissionais alcançam a recolocação profissional emocionalmente desgastados e ao enfrentar os desafios da função não conseguem ir ao final da jornada.
E quando pensamos no papel do emprego em nossas vidas, vamos além do retorno financeiro. É no trabalho que temos interação social, que nos fortalecemos enquanto individualidade. É no trabalho que resinificamos problemas e descobrimos novas alternativas em lidar com situações diversas.
São tantas entrevistas, feedbacks negativos, que o candidato já não acredita mais que irá conseguir uma nova oportunidade. Enquanto isso as contas não param de chegar, a família precisa comer e o bem estar….o bem estar já nem é mais prioridade. Assim, a saúde mental fica em último plano, e o ciclo perigoso se fortalece, fazendo com que a pessoa seja exposta às angústias e conflitos.
Portanto, confira algumas dicas para retomar as esperanças de uma nova recolocação profissional:
Recomendados pelo LinkedIn
E sabemos que o adoecimento mental reflete diretamente no adoecimento físico e financeiro.
Não temos o controle da vida. Mas temos o controle do descontrole.
O que você deseja fazer com esse novo capítulo escrito em sua história? Jogar o livro fora ou virar a página e escrever algo novo? Comece apenas com um parágrafo. Seja gentil consigo mesmo. Todos nós estamos encontrando dificuldade para recomeçar, mas a cada passo que nos permitimos dar, vamos descobrindo novas alternativas, novos pensamentos, novas formas de encarar o mundo, e novas oportunidades profissionais.
Desejo um grande abraço e muita saúde emocional a todos nós.
Headhunter | Consultor de R&S | Consultor de RH | Consultor de Carreira e Recolocação | Palestrante
2 aA saúde mental é de extrema importância. Sem ela, não conseguiremos alçar novos voos ou conquistar quaisquer objetivos. Excelente artigo, Ana. Parabéns por ter uma abordagem tão direta e de impacto.