Recolocação no Mercado de Trabalho
O Brasil tem enfrentado um momento de instabilidade econômica que reflete em crise no mercado de trabalho. Nesse cenário, muitas pessoas foram descolocadas e se deparam com dificuldade de reinserção no meio profissional. Para que o processo de recolocação aconteça de forma rápida e bem-sucedida, é necessário estar preparado e bem qualificado.
A Revista Melhor Gestão de Pessoas cita 9 atitudes que se pode tomar para se reintegrar de forma mais rápida e assertiva no mercado de trabalho. São elas:
1 – Conheça seu perfil profissional: Revisite as situações positivas e negativas enfrentadas na sua última experiência de trabalho buscando identificar claramente seus pontos positivos e os que requerem atenção.
2 – Faça uma lista de desejos: Pense em tudo aquilo que você quer fazer, inclusive ações inovadoras e oportunidades antes não imaginadas. Defina as prioridades e avalie por onde será melhor começar.
3 – Inicie o projeto de recolocação: Faça uma lista de empresas ou posições que gostaria de trabalhar, áreas em que quis atuar e ainda não obteve oportunidade e empresas que admira. Liste também as companhias que possuem relação com as suas últimas experiências profissionais.
4 – Prepare o currículo: O currículo ainda é uma peça fundamental. Seja direto e coerente ao descrever seu objetivo profissional. Liste cursos que tiverem relação com a área pretendida. No âmbito da experiência profissional, deixe claro as atividades desenvolvidas e seja sucinto em informações. Não se esqueça de colocar informações cruciais como nome da empresa, data, período de atuação e cargo ocupado.
5 – Fique atento ao LinkedIn: Ser ativo na rede é muito importante para a recolocação profissional, já que a rede é uma das principais fontes de recrutamento atualmente.
6 – Faça networking: Contatos de empresas anteriores, redes sociais e colegas de faculdade podem ajudar na divulgação do seu currículo e oferecer referências de como foi trabalhar com você.
7 – Inicie a busca por vagas: Comece a procurar pelas vagas nos principais sites especializados. No entanto, antes de cadastrar o currículo, veja se o site é confiável, busque recomendações e confira se há reclamações de outros profissionais.
8 – Saiba como conversar com o recrutador: Seja breve, claro e objetivo. Esteja preparado para falar sobre seus objetivos, projetos desenvolvidos, situações adversas vividas no passado, desafios que busca na carreira, qualidades, defeitos, postura com gestores e pretensão salarial.
9 – Prepare-se para a entrevista: É importante conhecer sobre a empresa que você está se candidatando, como produtos, missão, valores e até mesmo notícias recentes. Prepare roupa, meio de locomoção e documentos necessários. E evite atrasos.
Fonte: Revista Melhor Gestão de Pessoas