Sua busca pela recolocação é ativa e assertiva?
Existem muitas formas de procurar emprego. Algumas dão mais trabalho que o trabalho que você está procurando, mas provavelmente sejam estas as mais efetivas.
Neste momento de inversão em que temos muitos candidatos e um número restrito de oportunidades, estar bem posicionado é primordial. Vale trazer aqui o exemplo de como os supermercados apresentam os produtos, ou você acha que a marca mais cara está na altura média dos seus olhos despretensiosamente? Ou que na sessão frequentada por crianças os brinquedos mais chamativos estão na altura delas apenas para agradar? Não, não existe acaso na exposição dos produtos (reparou que eles mudam de lugar, sobem e descem?) assim como não deve existir acaso na sua divulgação do seu perfil.
Talvez você esteja pensando que estou sendo contraditória, mas sair panfletando seu CV por aí, não necessariamente irá te colocar mais próximo do seu futuro empregado, volto a falar, não existe acaso, por isso, quanto mais estudada for sua divulgação, seu trabalho de busca por sua recolocação, menos dolorida e mais assertiva ela será.
Consultorias e empresas recebem centenas, milhares de CVs por dia, existem candidatos que encaminham por email todos os dias o seu CV. Sabe o que acontece? O CV dele vai direto para a lixeira, pois ele não está sendo persistente, está sendo desagradável, lotando a caixa de entrada de várias pessoas. De onde tirei isso? Das inúmeras vezes que vivi essa situação como selecionadora, foram mais de 10 anos nessa área.
Mas, existem outras maneiras, posso dar como exemplo um conhecido que é Diretor de uma empresa de desenvolvimento de sistemas. Todos os dias ele entra no Linkedin e vai observando o perfil dos profissionais que podem atuar na sua empresa. Ele avalia tanto o CV quanto as publicações, contribuições, projetos que este profissional está atuando, desenvolvendo. Ou seja, o conteúdo daquele candidato em potencial. Os que mais se destacam acabam na sua frente para uma entrevista, e muito frequentemente são contratados.
Percebe a diferença?
Imagine que, neste momento existe alguém procurando um profissional com as suas habilidades e competências? O que ela vai encontrar sobre você? Ela vai conhecer suas idéias, seu real conhecimento, suas habilidades? Ou apenas verá seus empregos anteriores?
Buscar emprego precisa ser uma atividade diária, ativa (cadastrar o cv e ficar esperando é ser passivo), você precisa estar aonde seu futuro empregador está. E, falando nisso, você sabe quem é ou quais são as empresas num raio de 50km que podem te contratar? O que elas pedem? Quais os valores, visão e missão? Como você está alinhado a sua cultura e pode contribuir com elas?
Essa foi uma breve contribuição do quanto precisamos ser ativos na busca pela recolocação.
E, só para ilustrar, eu já estive desempregada e foi agindo pro ativamente com essas alternativas e outras mais, que meu tempo de “temporariamente fora do mercado de trabalho” foi mesmo pequeno.
Gostou? Compartilha, Curte e aproveita para comentar! Isso me estimula a continuar escrevendo.
Sou Tania Klein
Coach de Carreira
Analista de RH
8 aTania, adorei suas contribuições. Estou nesse momento de recolocação profissional e como você escreveu, nesse primeiro momento e de susto, acabamos disparando o cv para todos os lados. Obrigada,
Coordenador de Pessoal e Relações Trabalhistas na EXKALLA Construtora e Incorporadora.
8 aPrezada Tania boa noite, usando como base suas dicas, gostaria de sua opinião vendo meu perfil e meus comentários, não são muitos mas sua opinião seria importante. Para algumas vagas que me candidato aqui no linkedin vejo que certos recrutadores fazem parte de minha conexão, é conveniente encaminhar uma mensagem a ele ou isto seria "invasão de privacidade ?", outra pergunta...partir para o velho modelo de levar o currículo numa pasta e entregá-los na porta da empresas seria um alternativa interessante ou estaria jogando dinheiro fora , pois dali ele teria o destino, "lixo".Qual sua opinião ?
Assessoria Pessoal de Alto Padrão
8 aTania Klein, obrigada por compartilhar seu conhecimento. Inúmeras vezes me vi sentada só computador disparando e-mail com c.v e não obtinha sucesso e claro, estava sendo passiva. Quando me dei conta que precisava tomar as rédeas da minha vida e especificamente daquela situação tudo mudou. Hoje busco por novos desafios e estou sempre atenta a tudo que possa me proporcionar um conhecimento a mais. Obrigada ...