Recolocação Profissional: 4 maneiras construtivas para lidar com os "NÃOs".

Recolocação Profissional: 4 maneiras construtivas para lidar com os "NÃOs".

Após um dia de muito trabalho para entregar resumos sobre a carreira, participar de entrevistas e dar depoimentos sobre a sua jornada até o momento, todo profissional à procura de recolocação se sente um pouco esgotado. Ao contrário do que alguns pensam o “deslocado” do mercado, é um trabalhador assíduo 24 horas por dia, que se utiliza de várias ferramentas e meios para alcançar o objetivo “paradoxal” de trabalhar. Quem conhece o meu perfil aqui no "Linkedin" sabe que falo isso por conhecimento de causa. Apesar de ser um cidadão de muitos projetos, no momento estou exilado no campo do desemprego, e tenho que lidar diariamente com os sabores e dissabores desse desafio. Sendo assim, hoje depois de mais um NÃO resolvi descrever algumas técnicas que sempre utilizo para não perder o foco, não me deixar abater e manter a vela apontada para o norte aproveitando cada nuance de vento.

 

1- Converta NÃOs em outros sorrisos: É consensual que após uma negativa em um processo seletivo você se sinta um pouco abalado.  Por esse motivo, toda vez que tomo um chute profissional ou pessoal eu faço alguém sorrir. Por exemplo, hoje logo após responder o email de “condolências” vindo de um recrutador, mesmo com o tempo chuvoso, me arrumei e parti para casa dos meus avos. Havia muito tempo que não os via, e tinha certeza que a minha presença lá renderia um bocado de sorrisos. De certa forma eles precisavam de mim naquele momento, e eu precisava deles. Matemática pura, menos com menos, mais. Minha negativa profissional com a saudade que eles sentiam, gerou uma positividade mútua. Eu me senti bem porque estava sendo útil, eles se sentiram bem porque eu fui vê-los, e a minha crença na capacidade de conseguir resultados positivos deixou de ser abalada. Estou utilizando um exemplo simples, porém poderia ser um trabalho voluntário onde com suas habilidades você ajudaria alguma instituição ou projeto, e ao mesmo tempo fortificaria a confiança na sua própria capacidade.  Simples gestos como um elogio, dar a vez para alguém passar, ou simplesmente um cumprimento são detalhes que nos diferenciam de gladiadores em uma arena sem opções. Receber sorrisos espontâneos e inesperados nos enriquece e nos move de volta ao objetivo, fazem com que não esqueçamos que acima de tudo somos humanos, e estamos susceptíveis às emoções que nos rodeiam.

 

2- NÃOs são obstáculos, obstáculos são experiência: Quando nos focamos em alcançar algum objetivo, preparamos nossa mochila com todos os pertences que julgamos necessário. Enchemos esta com informações, ferramentas e conhecimentos que podemos precisar para progredir na jornada. Porém as pedras no caminho são inevitáveis e são elas que te darão experiência para lidar com os futuros desafios. O fato é que muitas pessoas pegam essas pedras tiram do caminho e jogam fora, esquecem que tudo na vida é aproveitável. As pedras que estavam no caminho hoje podem vir a ser utilizadas depois para tampar algum buraco. O que quero dizer é, guarde as pedras, desenvolva maneiras para levar todas com você, nem que para isso você tenha que investir em uma mochila maior.  Os desafios de agora, são fontes de respostas para o amanhã. Desafio gera experiência, e experiência gera oportunidade.

 

 3 - Continue a nadar no lago até virar cisne: Há pouco tempo participei de um processo seletivo para uma empresa que julgava ser minha “ternurita”, pois sempre acompanhei o sucesso da mesma desde sua gênese ainda com os primeiros sócios. Passei por 4 etapas e estava me sentindo confiante, pois durante os últimos 9 anos da minha vida estive me preparando para uma oportunidade daquela.  Porém na 5ª etapa o “NÃO” veio apertar minha mão. Por mais que eu acreditasse ser o perfil ideal para aquele cargo, o não se repetiu e me deixou uma única alternativa: Perguntar quando poderia me candidatar para outra seleção da empresa. Sim, se é a vaga que quero, tenho que dar um gás a mais por ela. Talvez aquele não fosse o momento, mas o patinho feio era horroroso e virou cisne. O mercado está competitivo, mas sempre haverá espaço para alguém que conhece da companhia, que acompanha os resultados da mesma, que compartilha da filosofia e principalmente que demonstrou interesse participando de um processo de seleção por esta anteriormente. O fato é, quando queremos determinada posição, é sempre válido tentar futuras seleções. E para isso temos que continuar pesquisando sobre a companhia, entendendo as necessidades da empresa e conectando com o máximo de pessoas possíveis que já estejam nesse lago. Por isso, nade até conseguir bater suas asas de cisne.

 

 4 - Absorva e compartilhe a experiência do Não: Veja bem, não estou dizendo que saio por aí falando sobre a minha vida pessoal, isto somente me diz respeito. Entretanto o que quero dizer é que se torna mais fácil de lidar com uma negativa quando podemos compartilhar, nem que, os principais pontos durante o processo seletivo. O que te chamou atenção ou mesmo em qual etapa da seleção você encontrou dificuldade.  Muitas vezes as pessoas que nos rodeiam podem enxergar muito mais do que nós mesmos sobre nossas ações, respostas ou mesmo movimentos corporais em uma entrevista de emprego.  Não perca a oportunidade de entender mais sobre você, saber os seus aspectos falhos faz de você humano e sábio.  Esteja aberto às críticas, negativas ou positivas de alguma forma vão te ajudar. Recentemente escutei de uma pessoa do meu cotidiano que talvez o que estivesse me atrapalhando fosse a minha emoção ao falar de certos tópicos ligados à profissão que escolhi. Realmente ela tinha razão, eu me altero, pois realmente há uma paixão. O fato é que isso pode ser interpretado de várias formas, dependendo do recrutador, pois algumas pessoas não conseguem entender esse entusiasmo.  Enfim, abra-te, lembre-se que até mesmo Sócrates em busca do “conhece-te a ti mesmo”, indagou “só sei que nada sei”.  Conhecer a ti mesmo em busca de uma oportunidade profissional é fundamental, mas por outro lado é crucial saber transparecer esse perfil em um processo seletivo.

 

 Espero que possa ter contribuído de alguma forma para você que se encontra mesma posição que eu, e para quem está do outro lado da mesa esperando pelo próximo candidato. Uma coisa é certa, o que nos motiva, e o que faz com que a vida seja tão interessante são os desafios. Não saber o que será amanhã faz com que nos movamos para ver as cenas dos próximos capítulos da nossa própria vida.

 Muito sucesso para todos nós em nossas futuras empreitadas.

 Om Nama Shiva!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Bruno Carvalho da Silva

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos