Recrutamento e Seleção RH

Os processos de seleção e recrutamento são fundamentais para qualquer organização, dado que são responsáveis por captar e selecionar os recursos que podem alavancar as diversas atividades de uma empresa, ou instituição.


Neste campo, existe sempre, ou deveria existir uma atuação com padrões elevados de ética, aliás deveria existir um código de conduta na área de recrutamento e seleção, na minha opinião.


O recrutamento pode ser entendido como o processo de divulgação de vagas, oportunidades, recebimento de candidatos e ou currículos para a oportunidade de trabalho em questão. Por seu turno a seleção destina-se a escolher entre os candidatos recrutados, aqueles que deverão ser os mais aptos para assumir a vaga em curso.


O recrutamento é uma oportunidade para divulgar a empresa, de a tornar visível, atraente para quem procura trabalho. Num anúncio de recrutamento, ao contrário do que é feito em muitos casos, para além de informações essenciais como remuneração e benefícios, mas também e principalmente nos dias que correm, programas que visem a família, qualidade de vida, planos de carreira, entre outros.


Ainda hoje em dia assistimos a alta rotatividade em algumas instituições, nomeadamente na mediação imobiliária, o que advém de processos de seleção e recrutamento massivos, escolhidos de forma aleatória e subjetiva pelos donos das agências.


As técnicas de recrutamento e seleção são diversas, como entrevistas individuais ou em grupo, teatros de grupo, testes práticos, testes de conhecimento geral, aplicação de testes psicológicos, entre outras.

No entanto, estas técnicas devem ser adequadas ao processo seletivo, e deverá contar com o apoio e envolvimento de pessoas de áreas diferentes para tornar o recrutamento mais eficaz, como psicólogos, médicos de trabalho, entre outras pessoas.


 Atualmente a assertividade nas competências necessárias para o exercício de diversos cargos, é um desafio e uma exigência cada vez mais em foco nos players que atuam no mercado.  Assim bem como as exigências aumento quanto maior a responsabilidade do cargo em questão. Aliado á dificuldade em diferenciar as pessoas que já possuem os skills que procuramos, daqueles que precisam de desenvolver as tais competências.




Temos outro desafio no RS, que se trata da paridade e da igualdade de género, não discriminar nenhuma pessoa, assim bem como dar respostas a todos os que se candidataram, algo que não acontece atualmente em muitas empresas de RH, será algo diferenciador.


As tomadas de decisões não devem ser da responsabilidade individual de um só decisor, o responsável de RH, por exemplo, mas de um grupo de pessoas (uma espécie de comité), para além de obedecer a padrões de ética, transparência e objetividade.


Um bom processo de recrutamento, beneficia quer a instituição quer o candidato, será a política do win to win, e, assim a empresa com novos talentos, e estes são escolhidos com base nas suas reais competências.


O RS, torna-se uma atividade fundamental para a empresa, dado que são responsáveis pela decisão de quem irá integrar a equipa de colaboradores (sim colaboradores, funcionários e não empregados como estamos habituados a chamar), assim como têm sobre si a desafiante tarefa de identificar os melhores talentos para a instituição naquele momento, e com vista o futuro.

Caso este passo seja efetuado com qualidade, profissionalismo, assertividade, e, com pessoas capacitadas, competentes, podemos estar perante a contratação de profissionais que vão acrescentar potencial criativo e de inovação para a empresa, logo melhorar a sua performance no mercado, a sua visão.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Hugo Jesus

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos