Recrutar ITs... Um bicho de sete cabeças

Recrutar ITs... Um bicho de sete cabeças

Recrutar ITs… Por onde começar? É um tema extremamente ambíguo, delicado e importante. Contra mim falarei, mas falarei com consciência da realidade que observo e com experiência na minha área até à data e, acima de tudo, na 1ª pessoa. Recrutamento, com incidência na área das Tecnologias de Informação, é um tema que poderá gerar discussões, diversas opiniões… Mas é um tema urgente.

Empresas de Recrutamento, Outsourcing, Consultoras, Start Ups, etc., etc. … Parecem cogumelos! Surgem de todos os lados, todas com imensa garra e um focus gigante em recrutar, recrutar e recrutar! Os mercados, dos mais diversos sectores, mas em especial o das Tecnologias de Informação, estão a mil/h. Há necessidades e mais necessidades. ITs procuram-se, em forma de desespero. Todos procuram o mesmo – o melhor e o mais barato! Muitas vezes, uma utopia.

Estamos exigentes, cada vez mais. Mas … parece que os papéis começam a inverter.

Ao invés de termos pessoas desesperadas por encontrar trabalho e empresas a serem bombardeadas por curriculum vitae e cartas de apresentação, temos pessoas saturadas por serem contactadas diariamente e empresas em pura aflição por não encontrarem os perfis de que necessitam. Em especial e mais concretamente, informáticos.

As empresas, muitas das vezes em total desespero, outras por estrutura interna assim definida, solicitam a prestação do serviço de recrutamento a outra empresa (à partida especialista nesta área). O que acaba por acontecer, é que estas últimas são em grande parte as culpadas pela falha nos resultados esperados. A algumas talvez seja possível atribuir essa culpa, pois não fazem os mínimos esforços para a realização de um bom trabalho. Noutras, assiste-se a algumas injustiças, pois nesta área das Tecnologias de Informação é extremamente difícil (e cada vez mais) encontrar o perfil ideal, pessoas receptivas e interessadas em ouvir os projectos e em timings tão reduzidos.

É uma questão de tempo para começarmos a assistir a uma mudança brutal neste tipo de processos de recrutamento.

É necessário compreender e interiorizar que possíveis candidatos a processos de recrutamento, sejam eles ITs, ou não, são pessoas tal como nós. E tal como nós, não gostam de ser bombardeadas com ofertas de emprego, de ser contactadas a “torto e a direito” e chateadas de forma invasiva e persistente.

É preciso criar novas estratégias, novos métodos e novas formas de atuação.

De dia para dia cria-se, cada vez mais, uma enorme barreira de comunicação entre profissionais de Informática e Recrutadores. Para onde caminhamos?


Maria Luz Rosa

https://wtp.pt/recrutar-its/

Cristiano Alves

SAP (P2P, O2C) Senior Consultant na SGL Carbon

6 a

Não é só importante pensar em toda uma nova estratégia de recrutamento que seja mais eficaz que a atual, como acho imperativo que as empresas pensem seriamente na retenção de talento. Tenho assistido a um esforço enorme a recrutar os perfis indicados e ao mesmo tempo um desleixo igual ou maior na retenção de talento. Como em tudo acho que deve haver um balanço, mas o mercado não será sustentável se não forem tomadas medidas brevemente quanto a estes temas..

Luís Almeida

Project Manager na Timestamp - Sistemas de Informação SA

7 a

Não podia estar mais de acordo. É urgente mudar!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos