8 motivos para você usar a GeekHunter como software de recrutamento
Enumerar as vantagens de um software de recrutamento lider como a GeekHunter é fácil. O desafio mesmo foi listar apenas 8 😊
É claro que, no meio da leitura, você vai descobrir que a gente não resistiu e espalhou um monte de motivos extras pelo post. Fique atento!
1- Nasceu de uma necessidade real
Sabe aquela dificuldade de contratar desenvolvedores de software? Pois é, os criadores da GeekHunter sentiram isso na pele como empreendedores.
Viram que havia aí uma dor que merecia ser atacada com ajuda da tecnologia na forma de um software de recrutamento. E começaram a conceber um modelo inovador de recrutamento de profissionais de TI que pudesse facilitar, reduzir o tempo e garantir qualidade às contratações.
Surgiu assim um modelo de negócios inovador, que desafiou o formato tradicional de prospecção e seleção de candidatos.
2- Automatiza grande parte do recrutamento
O que historicamente era feito pelo RH de forma mecânica e/ou utilizando uma série de ferramentas on e offline foi automatizado.
A empresa cadastra as suas vagas e o time de experts, com base no algoritmo de recomendação, faz o trabalho por você indicando os candidatos ideais para o seu time.
Todos os perfis no software de recrutamento da Geekhunter são automaticamente comparados à sua vaga e, quando der match, você recebe uma recomendação para avaliar a sugestão e convidar para a entrevista.
3- Oferece profissionais testados
Todos os candidatos da Geekhunter são avaliados cuidadosamente pela equipe.
São avaliações inteligentes de currículos, testes de programação e assessoria quanto ao live coding que garantem a qualidade dos profissionais indicados para o RH.
O nosso time usa toda a sua expertise e conceitos de data science para entender as suas demandas e preencher com precisão máxima as suas vagas.
4- É o software de recrutamento que mais dá autonomia ao RH
O processo é automatizado, mas isso não significa ser engessado. As empresas têm total autonomia para filtrar e convidar exatamente os perfis que procuram.
Encontrou os candidatos certos? Então, você pode enviar convites personalizados para as suas vagas. Os profissionais serão notificados em tempo real.
Você gerencia ainda seus processos por meio do GeekFlow, que permite criar as suas próprias etapas de recrutamento, compartilhar e reunir todas as informações em um só lugar.
5- Funciona numa velocidade surpreendente
O tempo médio de contratação no software de recrutamento da GeekHunter é de apenas 14 dias desde a primeira abordagem.
Os clientes da Geek entrevistam em média 5 candidatos para cada contratação realizada e 97% dos candidatos dão retorno em até 24h. É impressionante!
6- Economia comprovada
Cada empresa tem seu critério de seleção e, consequentemente, lida com prazos diferentes.
Levando em consideração que a Geekhunter consegue fazer com que o processo dure 14 dias na média, coloque na ponta do lápis todos os custos convencionais que você consegue evitar.
Já ouviu falar numa ferramenta chamada reuniômetro? Ela é sensacional para você ter uma ideia de quanto cada processo de seleção sai para a sua equipe.
É colocar a média salarial de todos os envolvidos e deixar o cronômetro rodar, especialmente em entrevistas presenciais recorrentes, sem uma pré-seleção mais automatizada.
7- Mais e mais candidatos disponíveis
Inserida nas comunidades de desenvolvedores e eventos de TI, a Geekhunter está sempre de olho nos profissionais e traz semanalmente novos candidatos para a plataforma.
A Geek patrocina, apoia e participa de eventos; investe muito também em campanhas de marketing online para atrair talentos.
8- Só os melhores chegam até você.
Navegue entre os melhores programadores e profissionais de ciência de dados da Geekhunter e evite aquela sobrecarga de currículos sem sentido.
Você tem acesso a todo o perfil profissional, acadêmico e técnico dos candidatos, incluindo os resultados e testes de programação realizados.
Conhecimentos técnicos, experiência profissional, pretensão salarial e localização são alguns dos critérios que você pode usar para refinar as suas buscas.
No Guia Prático para automatizar e bombar o seu processo de recrutamento, vimos como o RH foi impactado pela tecnologia.
Lembramos que, até 1985, quando surgiu o Excel, a palavra “planilha” se resumia a um monte de folhas quadriculadas de papel, onde manualmente se armazenavam dados.
Qualquer mudança feita em uma das linhas ou colunas, e lá vinha a maior dor de cabeça: tudo tinha que ser apagado, preenchido de novo, recalculado… em resumo, quando o pessoal da gestão de pessoas não estava ocupado preenchendo as tais planilhas, é porque estava empenhado, por exemplo, em organizar grandes armários de ferros e suas pastas; em comprar anúncios em jornais impressos ou produzindo seus próprios cartazes indicando vagas. Está aí uma época que não deixou saudades!
Sem talentos, nenhum negócio prospera
Tem um ditado corporativo que diz: tire as pessoas da sua empresa e o que sobra? Um amontoado de móveis e equipamentos como tantos outros. As pessoas é que fazem a diferença, portanto, atraí-las é um desafio constante.
Imagine a sua empresa ter acesso de forma gratuita a diversos perfis e poder realizar entrevistas com quantos candidatos tiver interesse. Pagamento? O custo para a empresa é gerado apenas após realizar a contratação do profissional. E temos inclusive a opção de pacotes de contratação customizados, o que consegue fazer o uso da plataforma ainda mais vantajoso.
Quanto aos profissionais a serem recrutados por nosso software de recrutamento, nós ativamente trazemos desenvolvedores graduados nas melhores universidades do Brasil, que trabalham nas melhores empresas de tecnologia e têm boas referências entre os grupos e comunidades de tecnologia.
Damos também bastante atenção para candidatos com participação ativa em projetos de alto impacto. Procuramos sempre ter candidatos com diferentes níveis de experiência nas principais linguagens e tecnologias.
Todos os candidatos passam por uma análise de perfil e validação e ao final do processo os candidatos ainda podem realizar uma vídeo-entrevista (opcional).
Lembrando que a entrevista é sempre um dos pontos de maior tensão no processo de identificação e atração desses talentos. E pode ser um divisor de águas.
Por isso, preste atenção nestes números divulgados pelo LinkedIn Talent Blog: 83% dos talentos em TI dizem que uma má experiência na entrevista pode fazer com que desistam da vaga e mesmo da empresa, enquanto 87% garantem que uma boa experiência na entrevista pode mudar uma impressão negativa anterior da empresa.
Deixar o terreno bem preparado para a entrevista final pode fazer toda a diferença, certo?
Confira também: 12 perguntas para ajudar na entrevista na área de TI.
Fórmula redonda
A fórmula da GeekHunter deu tão certo que o software de recrutamento e a empresa não param de crescer, inclusive nas contratações remotas.
Para entender melhor a Geek, é só pegar um pouco de cada vantagem das ferramentas online preferidas por quem faz hunting e você terá o que é a GeekHunter: a organização de um Trello, a facilidade de acesso e compartilhamento de dados de um Google drive; o alcance das redes sociais; o teor colaborativo do Slack; a capacidade de pré-seleção do SurveyMonkey… Tudo isso em uma única solução inteligente, que tem ainda as seguintes características:
➡ As empresas podem criar perfis empresariais com vídeos, fotos e descrições da empresa. Enquanto isso, os candidatos incluem os seus perfis com todas as infos automaticamente importadas do Linkedin.
➡ Para criar um canal de negócios escalável e diferenciado, preparado para fazer frente a qualquer tipo de agência/site de recrutamento ou head hunter, o sistema vincula as informações de cada perfil de candidatos aprovados com as necessidades específicas de cada empresa garantindo um match perfeito.
➡ Apesar de focarmos em ferramentas e tecnologia, outra coisa que também é destaque na GeekHunter, e serve de suporte para potencializar um processo seletivo ainda melhor, é a sua equipe. A Empresa conta com áreas de suporte e Customer Success que buscam exaustivamente por soluções rápidas e eficazes para atender as suas principais necessidades.
Opa! Parece que os 8 motivos viraram quase 80!
E, então, mais de 1000 empresas já estão vivendo a revolução que você acaba de descobrir. Vem usar o software de recrutamento e contrate programadores com a Geek você também!
Como atrair e contratar profissionais de TI de alta performance
fevereiro 3, 2021 Redação GeekHunter Recrutamento e Seleção
Há equipes e equipes de trabalho. Alguns especialistas em RH gostam inclusive de fazer a seguinte comparação: toda Ferrari é um carro, mas nem todo carro é uma Ferrari.
Fique tranquilo. Mesmo que a sua equipe rode com um motor menos potente, há formas de fazer com que cada colaborador tenha plena consciência de suas skills e saiba (e principalmente queira!) usá-las em grau máximo.
É assim que age o chamado recrutador de alta performance: ele estimula a cultura da alta performance na sua equipe.
Afinal, os dicionários definem equipe como “um grupo de indivíduos aplicados na realização de uma mesma tarefa ou trabalho”; “um conjunto de esforços coletivos com objetivo de resolver um problema”.
Saber identificar profissionais com potencial para construir uma “equipe” de verdade, na real acepção da palavra, é meio caminho andado para se chegar a um time de alta performance.
E o que é uma equipe de alta performance?
Segundo Robin Bard, da Clamers University of Technology da Suécia, uma equipe de alta performance é um grupo de pessoas que desempenha funções específicas e possui habilidades e competências que se complementam e estão alinhadas e comprometidas com um propósito comum.
São profissionais pautados por valores como colaboração e inovação, e que conseguem produzir resultados acima da média. Neles, a união e o foco no objetivo é tanto, afirma Bard, que todos darão suporte a qualquer integrante do time na superação de eventuais obstáculos que dificultem o atingimento do desafio coletivo.
O Conselho de Coaches da Forbes elegeu características essenciais para um time de alta performance, entre elas:
1- Conhecer os pontos fortes de cada integrante do time
2 – Focar no objetivo
3- Alinhamento
4- Feedback
5- Integração
6- Interesse em aprender
7- Boa comunicação
8- Comprometimento
9- Colaboração
10- Respeito
Ou seja, alta performance é algo em construção permanente. Um profissional de alta performance só se manterá com esse título se estiver sempre se desafiando a novos aprendizados e superações.
E mais: ele pode ser considerado de alta performance para determinada empresa e não ser considerado para outra.
Aspectos que influenciam: o momento de cada organização, a falta de clareza em relação às expectativas da empresa ou de alinhamento do candidato em relação à vaga.
Reconhecendo um colaborador de alta performance
De sua experiência como recrutador, o australiano Rusher Rogers selecionou em seu blog pontos que funcionam como verdadeiros detectores de um colaborador de alta performance:
- Tem skills para ajudar a melhorar a performance da organização;
- É exemplo a ser seguido pelos colegas;
- Tem fome de progredir profissionalmente e atingir um patamar de excelência;
- Abraça a visão e os objetivos da organização ou do time;
- Demonstra resiliência, otimismo e iniciativa – e consegue rapidamente identificar oportunidades superando obstáculos no caminho;
- Constrói relacionamentos e influencia os outros fazendo uso de suas habilidades de comunicação oral e escrita;
- Tem vontade de continuar aprendendo;
“Quando uma pessoa de alta performance encontra uma cultura de alta performance, você tem o melhor dos mundos”, atesta Rogers.
O ambiente para uma cultura de alta performance
Diante disso, qual será o maior fator de motivação desse grupo de profissionais diferenciados?
Já adiantamos aqui no blog que salário definitivamente não tem necessariamente ligação com performance. Dê uma conferida no post O que desenvolvedores procuram em uma vaga de trabalho e entenda o que eles pensam e valorizam.
E como estruturar o tal ambiente de alta performance? Apuramos e peneiramos alguns gatilhos e chegamos à conclusão de que o oxigênio para a criação desse cenário se baseia no seguinte tripé:
- Inspiração que vem de cima: em primeiro lugar, o que leva uma equipe a querer ir além do esforço mediano certamente é o exemplo dado por quem a lidera. Dá um gás danado ao time se sentir fazendo parte de algo maior, de uma missão coletiva, clara e estimulante, e ainda valorizado em sua participação. Isso cabe ao líder trazer para o jogo. A importância desse ambiente inspirador fica cada vez mais evidente nas empresas, e é uma situação com a qual os recrutadores se deparam no dia a dia de seus processos de recrutamento e seleção. Eles precisam inspirar a alta performance nos candidatos que atraem, mostrando o quanto apreciam os pontos que ressaltamos anteriormente. Os gestores dos recrutadores, idem.
- Estímulo ao ambiente colaborativo: incentive que todos participem com sugestões e se sintam coparticipantes de todas as conquistas e da superação de eventuais erros.
- Feedback: mesmo que o retorno sobre determinado assunto ou atitude não seja sempre positivo, é uma forma de mostrar a importância de construir um ambiente em que a transparência ajude a todos a se aperfeiçoarem.
Lembre-se: “a cultura devora a estratégia no café da manhã”, diz a famosa frase de Peter Drucker.
Isso significa que sem uma cultura consolidada, não há estratégia que dê jeito. Até porque estratégia se copia facilmente, cultura, não. A cultura tem ainda outras vantagens: pode ser medida e permite que se treine o time para ela.
O passo a passo até a alta performance seria algo mais ou menos assim:
cultura consolidada -> alinhamento ->confiança -> estratégia -> alta performance.
Como recrutar profissionais de alta performance
Recrutador de alta performance atrai talentos de alta performance, avisa a especialista em RH Susan Heathfield, no site Balance Careers.
E provoca: os seus colaboradores são melhores do que os contratados pelo seu concorrente? Se são, parabéns! Parte-se do princípio de que seu time é mais rápido, inteligente, criativo e proativo.
Mas se suas metas são altas, a sua força de trabalho precisa estar sempre evoluindo. Ela sugere um checklist para uma equipe de alta performance. Para começar, destaca a importância de um processo de recrutamento bem sistematizado:
- Defina o que espera do profissional.
- Capriche na job description, fazendo uma descrição clara e completa.
- Crie um bom pool de candidatos (procure indicações, cheque nas redes sociais, em sites como o LinkedIn, em eventos…).
- Desenhe um processo de recrutamento que inclua fit cultural, testes técnicos e comportamentais, entrevistas sobre experiências anteriores – desafios enfrentados, conquistas, o que faria diferente, principais motivações, projeto de futuro.
- Busque referências sobre as experiências passadas.
- Faça uma oferta de trabalho, assim que se der conta de que está diante de um talento diferenciado que dá match com o que procura. Não estenda o prazo desse feedback. Esse top talento certamente está na mira também de seus concorrentes.
E, você, qual a sua experiência em relação a atrair profissionais de alta performance? Conte para a gente!