Redes Sociais e Mídias Sociais. Não é a mesma coisa?
Muito tem se falado nas empresas sobre fazer publicidade nas redes sociais, ou nas mídias sociais. Mas não é a mesma coisa? Bom, pra começar, um dos conceitos acima precisa ser compreendido e ajustado.
As redes sociais têm como intuito a conexão entre as pessoas e a manutenção de relacionamentos entre elas. Como o próprio nome diz, a rede é uma malha de conexões dos pontos que podem interagir entre si. São ambientes em que as pessoas podem descobrir contatos comuns e podem estreitar o relacionamento. As empresas usam as redes sociais para entender o comportamento dos consumidores, avaliar suas informações geográficas e sociais, entre outros. É ali também que abre-se um canal de duas vias de interação com o consumidor, onde um lado imprime uma ação em formato social, e o outro interage curtindo, compartilhando ou comentando, e vice-versa. É a forma que a empresa conhece o seu consumidor e marca sua presença como uma entidade viva. E não apenas no ambiente online, mas também no mundo real. Uma vez que cria-se uma conexão entre pessoas com objetivos comuns, é realizada uma rede social.
No caso das mídias sociais, o mesmo conceito pode ser aplicado, porém o foco é divulgação de ideias e conteúdo, e compartilhamento e interação entre as partes. Aqui, o que importa é o conteúdo e a mensagem, o que se pretende dizer e compartilhar com as demais pessoas da rede. Para as empresas, é aqui que a mensagem é divulgada, principalmente com uma mensagem mais amigável, em que as pessoas interpretem o lado humano das mesmas. Mídias sociais também podem estar presentes no mundo real, como as redes. Quando têm-se a propagação de uma ideia para grupos com pessoas que tem uma relação entre si, o meio de divulgação é considerado uma mídia social.
Como exemplo prático, se você utiliza o Facebook principalmente para poder se comunicar com seus amigos, família e outros conhecidos, então ele é uma Rede Social. Agora, se você pretende utilizar o Facebook para divulgar seu trabalho, ele torna-se então uma mídia social.
Usando um outro exemplo hipotético mais relacionado ao mundo real, em uma reunião de condomínio, pode-se dizer que o relacionamento entre as pessoas do condomínio é a rede social, enquanto que as mensagens e ideia discutidas são feitas por mídias sociais, ao qual podem gerar respostas, reações e discussão entre diferentes conexões de participantes dentro desta rede.
Outra característica da mídia social são os conteúdos pagos divulgados. A mídia é o meio escolhido para a divulgação da mensagem. No caso da mídia social, o meio escolhido para investimento da verba de publicidade é uma grande cadeia de pessoas conectadas entre si que podem interagir socialmente com aquele conteúdo. E, neste caso, a verba de publicidade pode gerar um efeito muito maior pela capacidade de conseguir respostas e interações rápidas ao anúncio, captando efetivamente os leads e potenciais consumidores, fortalecendo a jornada de relacionamento com resultados mais efetivos. Mas tudo isso não seria possível se não fosse as redes sociais.
A rede social é apenas um pedaço da mídia social, portanto, uma mídia social sem ser uma rede social pode existir. Se alguém usar qualquer para divulgar conteúdo, esta ferramenta será uma mídia social. Caso haja interação, passa a ser uma rede social também.