Redes Sociais, Poder de Manipulação e o Efeito na Interposição na Formação de Opinião
As redes sociais, em seu núcleo, sempre trouxeram consigo o poder da interposição na formação de opiniões, onde sabemos que são temas de alta relevância no mundo globalizado, onde o limite para a disseminação de informações não possui mais limites, pois são compartilhadas de forma rápida na internet e nas redes sociais.
Como forma de manipular a opinião pública, as redes sociais é manipulada com uso de técnica e estratégias específicas, tais como perfis falsos, bots, fake news, comercio de compra de seguidores para que seja alavancado o numero de mensagens e alterar de forma manipuladora os algoritmos e segmentando para um certo públicos específico. Tais praticas são utilizadas por pequenas, médias e grandes empresas, políticos etc, tudo isso com um único objetivo: garantir influencia em cima da opinião pública, mascarando a verdade e moldando a consciência/percepção do público em relação a assuntos específicos.
Recomendados pelo LinkedIn
Por sua vez, a interposição, ao que se refere ao poder que certos indivíduos têm de filtrar e selecionar informações que recebem por meio da internet e/ou redes sociais, cria-se uma “bolha”. Essa “bolha” divide o públicos, cada um em sua bolha de informação que, geralmente, reforçam suas “verdades” e seus preconceitos. A bolha é um “ambiente” criado pelo algoritmo das redes sociais, que mostram aos usuários cada vez mais conteúdos que lhes convém, e compatíveis com o seu perfil e histórico e navegação. Um indivíduo raramente percebe que está inserido em uma “bolha”, o que acaba acarretando a formação de opiniões extremistas e polarizadas, pois, se o indivíduo ficar exposto apenas sobre informações que afirmam suas crenças, dificilmente terá acesso a diferentes pontos de vista e panorama.
De modo a essas informações, a forma que manipulam as informações na redes sociais e a interposição arremete de forma significativa a formação da opinião pública, a percepção das massas em diversos assuntos, tal como politicam, minorias, saúde, etc. É necessário que o público estejam atentos, buscando sempre fontes confiáveis e diversas de informação para formar sua opinião. Além de que, é significativo que as redes sociais e outras formas de publicação de noticias se atentem a essas práticas e adotem medidas preventivas para evitar a disseminação de fake news e manipuladoras.