Até o momento foram três artigos com uma breve abordagem histórica da educação brasileira até a chegada da tecnologia e redes sociais na vida de todos nós. Os impactos que merecem nossa atenção também foram descritos e poucas soluções mais práticas foram propostas, a tentativa deste artigo é a de apresentá-las.
- Referente ao primeiro artigo, o 1º parágrafo cita o fato de nossa educação ser a mesma do séc. 19 período da revolução industrial e quais as formas para modificarmos isso de maneira prática? No nível público, cobrando dos candidatos de acordo com seus cargos e funções (aqui você acessa a descrição simplificada dos cargos votados nesta eleição), isso pode inclusive ser organizado através de abaixo assinado. Já no nível pessoal, a descoberta do seu tipo de aprendizagem, assim como aplicação de métodos de estudo vão te ajudar a sair do "decoreba" e da maneira limitada de aprender.
- No 2º parágrafo, cito a jornada de 44 horas de trabalho e isso está relacionado também a questão política e aqui você tem a descrição detalhada das atribuições de cada cargo. Você também pode propor a discussão de forma sadia na empresa em que você trabalha, isso se for aberta a receber esse tipo de proposta.
- No 3º parágrafo cito a alienação e assim como a separatividade citada no 2º, ambos tendem a ser menores conforme o sujeito possui mais autoconhecimento. A meditação é a principal prática para alcançar este objetivo e não sou eu quem diz, mas estudos científicos. Ainda sobre alienação, "A internet que a gente faz" traz diversos conteúdos que visam conscientizar e apresentar maneiras mais saudáveis de utilizar a internet.
Espero que ajude de alguma forma. Quero agradecer aos comentários que recebi no chat e se você quer artigos como este relacionados aos outros dois artigos, deixe nos comentários! ;-)