Redução de desperdícios e ESG
Responda rápido: qual o impacto dos custos na sua receita? Com esse número em mente, quanto você poderia lucrar se tivesse um planejamento para reduzir o desperdício?
As terminologias relacionadas com redução de desperdício estão próximas dos pequenos e médios negócios e aqui reside uma oportunidade para o (s) fundador (es) se aproximarem do ESG. Vou te provar nesse artigo que iniciar uma Jornada ESG é e precisa ser simples e eficaz!
O olhar para os desperdícios permite que o empresário amplie seu olhar sobre o ciclo do produto ou do serviço e possa identificar aspectos desnecessários. Reside nessa ação um componente de sustentabilidade. Há métricas relacionadas com ESG e com mudanças climáticas, mitigação de emissões e gestão de resíduo conforme descrito na ABNT PR 2030. Inicialmente, reduzir a produção de resíduos é uma primeira iniciativa para economizar (ex: reduzir compra de copos descartáveis, digitalizar processos, etc).
Qualquer negócio, independentemente do tamanho, consome energia! Há várias iniciativas para produzir energia no Brasil, mas uma que considero mais relevante está na migração para o mercado livre de energia: custo zero, taxa zero, entrega de produto ou serviço com energia limpa (apoiando a agenda ESG) e desconto na conta de luz para a empresa. Tem empresa lucrando de 20 a 30% por mês.
Conheço casos de economia de R$ 100.000,00 por ano e tem empresários lucrando mais por aí. Aproveito para te convidar a conhecer a proposta da 2W EcoBank comigo. Chame no privado e vamos conversar!
Além disso, você pode implementar uma estratégia de eficiência energética para reduzir ainda mais o custo.
Outra oportunidade que vem com a decisão de aumentar a eficiência no da água. Como diz meu amigo Marcio Alberto a gestão inteligente dos recursos hídricos pode produzir lucro para a empresa.
Há empresas embarcando de vez na troca da frota de veículos substituindo os mesmos por aqueles elétricos. Em artigo anterior eu detalhei isso falando sobre o case dos caminhões elétricos. Mesmo para pequenas empresas, associando a migração para o mercado livre e a substituição de pequenos caminhões por similares elétricos, pode trazer uma economia enorme. Só um número: a manutenção de um caminhão elétrico é mais de 50% inferior ao caminhão de combustão.
Recomendados pelo LinkedIn
Há tempo na sua empresa para pensar e agir sobre os desperdícios? O seu monitoramento tem esses indicadores? Se não, acredita que pode iniciar no sentido de qualificar a capacidade produtiva da sua empresa? Quanto de lucratividade a aplicação dessas medidas pode retornar para o negócio?
No nosso cenário de juros altos, inflação ainda resiliente, elevação de custos para entrega do produto ou do serviço, a redução de desperdícios pode ser um aliado generoso!
A realização de um diagnóstico é um primeiro passo para alcançar resultados significativos. Isso guarda uma relação muito próxima com a agenda ESG. Entregar um serviço ou um produto com critérios vinculados ao ESG pode ser outro diferencial. Nesse artigo você viu que fiz menção à Agenda 2030 que é um compromisso voluntário em favor do planeta, das pessoas e da sua empresa! Quer ajuda como implementar? Mande uma mensagem no privado!
Referência
1. ODS Brasil. Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Url: https://odsbrasil.gov.br/