Redução de desperdícios e ESG
Image by Robin Higgins – Pixabay / Canva

Redução de desperdícios e ESG

Responda rápido: qual o impacto dos custos na sua receita? Com esse número em mente, quanto você poderia lucrar se tivesse um planejamento para reduzir o desperdício?

As terminologias relacionadas com redução de desperdício estão próximas dos pequenos e médios negócios e aqui reside uma oportunidade para o (s) fundador (es) se aproximarem do ESG. Vou te provar nesse artigo que iniciar uma Jornada ESG é e precisa ser simples e eficaz!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Fonte:odsbrasil.gov.br

O olhar para os desperdícios permite que o empresário amplie seu olhar sobre o ciclo do produto ou do serviço e possa identificar aspectos desnecessários. Reside nessa ação um componente de sustentabilidade. Há métricas relacionadas com ESG e com mudanças climáticas, mitigação de emissões e gestão de resíduo conforme descrito na ABNT PR 2030. Inicialmente, reduzir a produção de resíduos é uma primeira iniciativa para economizar (ex: reduzir compra de copos descartáveis, digitalizar processos, etc).

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Fonte:odsbrasil.gov.br

Qualquer negócio, independentemente do tamanho, consome energia! Há várias iniciativas para produzir energia no Brasil, mas uma que considero mais relevante  está na migração para o mercado livre de energia: custo zero, taxa zero, entrega de produto ou serviço com energia limpa (apoiando a agenda ESG) e desconto na conta de luz para a empresa. Tem empresa lucrando de 20 a 30% por mês.

Conheço casos de economia de R$ 100.000,00 por ano e tem empresários lucrando mais por aí. Aproveito para te convidar a conhecer a proposta da 2W EcoBank comigo. Chame no privado e vamos conversar!

Além disso, você pode implementar uma estratégia de eficiência energética para reduzir ainda mais o custo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Fonte:odsbrasil.gov.br

Outra oportunidade que vem com a decisão de aumentar a eficiência no da água. Como diz meu amigo Marcio Alberto a gestão inteligente dos recursos hídricos pode produzir lucro para a empresa.

Há empresas embarcando de vez na troca da frota de veículos substituindo os mesmos por aqueles elétricos. Em artigo anterior eu detalhei isso falando sobre o case dos caminhões elétricos. Mesmo para pequenas empresas, associando a migração para o mercado livre e a substituição de pequenos caminhões por similares elétricos, pode trazer uma economia enorme. Só um número: a manutenção de um caminhão elétrico é mais de 50% inferior ao caminhão de combustão.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Fonte:odsbrasil.gov.br

Há tempo na sua empresa para pensar e agir sobre os desperdícios? O seu monitoramento tem esses indicadores? Se não, acredita que pode iniciar no sentido de qualificar a capacidade produtiva da sua empresa? Quanto de lucratividade a aplicação dessas medidas pode retornar para o negócio?

No nosso cenário de juros altos, inflação ainda resiliente, elevação de custos para entrega do produto ou do serviço, a redução de desperdícios pode ser um aliado generoso!

A realização de um diagnóstico é um primeiro passo para alcançar resultados significativos. Isso guarda uma relação muito próxima com a agenda ESG. Entregar um serviço ou um produto com critérios vinculados ao ESG pode ser outro diferencial. Nesse artigo você viu que fiz menção à Agenda 2030 que é um compromisso voluntário em favor do planeta, das pessoas e da sua empresa! Quer ajuda como implementar? Mande uma mensagem no privado!

 

Referência

1. ODS Brasil. Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Url: https://odsbrasil.gov.br/




Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alberto Malta Junior

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos