Refletir e Agir: colocando o aprendizado em ação para fazer a mudança que você deseja #22
WIAL video on Innovating in Problem Solving

Refletir e Agir: colocando o aprendizado em ação para fazer a mudança que você deseja #22

Recentemente assisti a um TED Talk que conta sobre um hábito que pode fortemente contribuir com as carreira.

Paul Catchlove, o palestrante, teve uma trajetória profissional diferente: foi cantor de ópera, padre, advogado e hoje é consultor em gestão. Embora sua carreira possa parecer inconsistente para alguns, todas essas transições foram fruto de uma prática constante que Paul sempre manteve: a reflexão.

Ao se questionar o quanto sua decisão do celibato estava alinhada com seu desejo de ter uma companheira, Paul deu um passo importante de mudança em direção a uma vida na qual o pessoal e profissional estavam em mais harmonia.

Suas perguntas geraram reflexões que tornaram sua tomada de decisão mais coerente com o que ele queria para sua vida. 

Há decisões que podem não fazer sentido para o outro, mas tem que fazer muito sentido para você mesmo.

Sem julgamento, apenas discernimento, entenda o que funcionou, o que não funcionou, o que pode ser feito, o que não pode ser feito. Entenda seus limites e respeite-os.

Foi isso que Paul Catchlove fez e nos conta neste vídeo que compartilho aqui.

O jeito de refletir varia de pessoa a pessoa

Há pessoas que gostam de refletir sozinhas. Praticam o hábito do journaling onde registram seus pensamentos e aprendizados do dia em um diário.  Outras preferem o apoio de profissionais - terapeutas, coaches, mentores, etc - para obter um olhar isento e embasado sobre suas questões mais relevantes.

Recentemente atendi um cliente que realizou o assessment de talentos CliftonStrengths da Gallup e descobriu que tem o talento de Intelecção nos seus top 5 (se quiser conhecer mais sobre quais são os seus principais talentos, entre em contato comigo). Seu relatório de talentos dizia o seguinte: “Por causa de seus pontos fortes, você gosta de ter tempo para pensar sobre teorias, filosofias ou questões importantes. Ter permissão para processar seus pensamentos contribui grandemente para o seu senso de bem estar. Ter tempo para pensar provavelmente melhora o seu otimismo.”

Ciente disso, ele combinou com sua namorada que uma vez por semana ele precisaria de tempo exclusivo para ele, de introspecção, para refletir e ter insights para tomar decisões necessárias em seu momento atual.

Refletir é um ato de coragem! Assim você não passa nessa vida fazendo as coisas sem saber o porquê.

E agir também é um ato de coragem! De que vale ter insights que podem resolver um problema e não fazer nada a respeito?

Um método poderoso para apoiar a reflexão e a ação: o Action Learning

A pergunta é a faísca da reflexão. 

E há um método muito poderoso para quem deseja movimentar problemas importantes, reais e urgentes, ou seja, aqueles que realmente parecem não ter solução e cujo impacto de não resolver logo será relevante: o Action Learning.

Este método de “Aprendizado em Ação” é usado para resolver problemas enquanto desenvolve habilidades de liderança e comunicação entre seus participantes. APRENDER e AGIR tem o mesmo peso nesta equação!

Vamos imaginar que você, assim como o ex-padre Paul Catchlove, precisa resolver uma questão relacionada a sua carreira. O que precisaria fazer para aplicar este método? Vamos lá:

  1. Forme um grupo: convide no máximo mais 7 pessoas para se juntarem a você (preferencialmente um grupo diverso) e um coach certificado na metodologia para conduzir o processo.  
  2. Apresente o Problema: em uma sessão, você iniciará apresentando brevemente o problema - em até 2 minutos - para já desenvolver a habilidade de objetividade na comunicação. 
  3. Explore o problema: na sequência, o grupo irá explorar o entendimento do problema a partir de perguntas que os participantes poderão fazer para qualquer pessoa (não somente para você que trouxe o problema). Respostas poderão ser dadas apenas em resposta a uma pergunta. A cada pergunta o entendimento do problema será aprofundado para que o grupo entenda “o seu real problema”.
  4. Encontre consenso sobre o Problema: A terceira etapa da sessão é o grupo chegar a um consenso sobre o problema apresentado, que normalmente muda e chega a “causa raíz” após as rodadas de perguntas. 
  5. Crie Ações para Solução: somente a partir do consenso do problema, o grupo irá pensar em ações para solucioná-lo. De nada adianta começar a sessão já pensando na solução, pois poderá estar solucionando o problema errado.
  6. Reflita e Aprenda: nesta última etapa, de extrema importância e com 20 minutos de duração, o grupo irá refletir sobre: O que fez bem? O que poderia ter feito melhor? Como cada participante desenvolveu a habilidade de liderança escolhida no início da sessão? O que aprenderam que podem levar para suas vidas? Novamente, a partir de perguntas, o grupo reflete sobre seus aprendizados.

O Action Learning é uma abordagem poderosa que pode ser usada por indivíduos, times e organizações que entendem o poder da aprendizagem para sermos ao mesmo tempo profundos e ágeis em um mundo de constante mudança. É uma forma de usar o poder dos grupos e times para refletir sobre questões importantes, incluindo as de carreira. Para conhecer mais, clique aqui.

Qual é o seu jeito de refletir e agir? Me conta.

Flavia Perez é sócia da Unblur Consultoria e atua na Gestão de Carreira e Desenvolvimento de Lideranças.


Marcelo Santos

Executivo | Gerente Sênior de Compras e Cadeia de Abastecimento | Suprimentos Diretos e Indiretos | Negociações Estratégicas | Operações Logísticas

6 m

Muito interessante, Flavia Perez.

MARCOS TON

Filho de Deus🙏 // Marido e pai❤️ // Consultor, Treinador🥋 // Mentor e Conselheiro de Empresas🧭 //

6 m

Refletir requer coragem!!!! Gratidão por compartilhar.

Rogéria C.

Freight Forwarding | SME Ocean Transportation | Import-Export | Compliance | Customer Service & Mastering the Complaint-Handling Process | Strengths Champion | Postgraduate Intl Business & Foreign Trade |

6 m

Flavia Perez 👏🏻 Intelecção #4 “Sou um aluno do mundo em que vivo e sou um aluno do mundo dos pensamentos que vivem dentro de mim” (Intelecção + Estudioso)

Maristela Gorayb

Consultora em Gestão de Carreira e Estruturação do Pós-Carreira Produtivo | Desenvolvimento de liderança | Mentoria executiva | Treinamento corporativo | Podcaster | Palestrante | Sócia da Unblur Consultoria

6 m

Tendo o FUTURISMO como meu talento Nº1, segundo o assessment CliftonStrengths, minhas reflexões estão sempre no futuro. E descobri o super poder disso quando senti o quanto ter uma VISÃO DE LONGO PRAZO me dá energia e motivação para agir! Obrigada pela riqueza desse conteúdo. Você sempre tão profunda.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos