Reflexões sobre a Mentoria na Jornada Profissional: Uma Via de Mão Dupla

Reflexões sobre a Mentoria na Jornada Profissional: Uma Via de Mão Dupla

No decorrer da vida profissional encontramos muitas pessoas. Com pensamentos diferentes, maneiras de lidar diferentes, atitudes e posicionamentos diferentes. Mas nas relações entre líderes e liderados ou mentorados e mentores (que nem sempre são o líder) sempre há a oportunidade de aprendizado, de ambos os lados. A mentoria é um dos recursos mais valiosos para o desenvolvimento profissional e pessoal, tanto para quem orienta quanto para quem é mentorado.


Eu tenho a oportunidade de estar dos dois lados. Como mentorada, tenho a oportunidade de aprender com a experiência de alguém que já trilhou caminhos semelhantes, evitando erros comuns e acelerando o meu próprio desenvolvimento. Recebo conhecimentos técnicos e práticos que me fazem refletir e enxergar novas possibilidades. Esse apoio constante me impulsiona a ser uma versão melhor de mim mesma, sempre motivada a buscar o aprendizado contínuo e aprimorar um pouco mais a cada dia. Aprendo a importância de se ter um propósito claro e uma mentalidade de aprimoramento constante.

Ser mentora tem sido uma das experiências mais enriquecedoras da minha trajetória e me traz um enorme senso de propósito e satisfação. Ao compartilhar o que aprendi no decorrer da vida, revisito minha própria jornada, reforço meus conhecimentos e descubro novas perspectivas que não havia considerado antes. Cada conversa com os mentorados traz uma troca valiosa: aprendo tanto quanto ensino. A mentoria não é apenas sobre dar conselhos; é sobre escutar, entender os desafios e adaptar minha própria experiência para apoiar o crescimento de quem está do outro lado, ajudando-o a enfrentar desafios com confiança. E ver esse crescimento deles é uma das recompensas mais gratificantes dessa troca, onde cada conversa é um passo mútuo em direção à melhoria contínua.


A relação entre mentor e mentorado cria um ambiente de troca, onde o aprendizado contínuo é valorizado. Em projetos de melhoria contínua nas empresas, essa prática pode ser transformadora, pois dissemina uma cultura de colaboração e aprimoramento constante. Líderes que atuam como mentores desenvolvem profissionais mais capacitados, que, por sua vez, estão mais motivados e preparados para agregar valor à organização Se sentem seguros para para propor mudanças e buscar soluções criativas, sabendo que há espaço para erro e crescimento. A mentoria é, portanto, um investimento mútuo, onde tanto mentor quanto mentorado crescem juntos, cada um contribuindo para uma jornada de melhoria contínua que beneficia o indivíduo e o coletivo.


E você, prefere ser mentor ou mentorado? E quais aprendizados tem nessa jornada?



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Renata Vasconcelos

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos