REINF - As Ciladas de TI

Já estamos a pleno vapor para a mais nova obrigatoriedade Fiscal do Governo, depois da sigla E-social viralizar os meios a 2 anos atrás, agora como divisão de algumas obrigações do proprio E-social, aparece o EFD-Reinf que além de tirar uma pequena parte do E-social adiciona mais para as areas das empresas obrigatoriedades qe acreditem muitas empresas nunca se preocuparam em armazenar algumas das informações que são obrigatórias neste EFD-Reinf.

O Curioso novamente é que após assistir vários WebNar, várias apresentações e também ter acesso a várias reportagens, pouco se escreveu ou se ouviu sobre por onde começar o EFD-Reinf. Claro que para nós desenvolvedores ou mesmos Consultorias o nosso negócio é vender solução de TI, mas na verdade pouco se elucidou as empresas que como o E-Social as empresas primeiramente terão que novamente ajustar os seus processos internos para depois pensar na fase de TI.

Sem dúvida muitas empresas estão adquirindo Softwares, ou mesmo realizando upgrades em seus sistemas para estarem aptas a entregar a mais nova obrigatoriedade que conforme descrevi acima, o EFD-Reinf, mas sabemos que ao se aproximar a data limite, muitas empresas estão na expectativa que mais uma vez o governo brasileiro irá adiar mais uma obrigatoriedade.

Para as empresas quando tem acesso a essa informação, declaram sem dúvida: Ainda Bem, ou isso vai adiar. Enfim este comentário é para alertar aos desinformados que EFD-Reinf tem que ser encarado como um projeto em 2 partes, sendo a primeira readaptação de processos e a segunda ajuste e realização em TI, pois algumas das TAGS descritas no respectivo Manual Oficial de EFD-Reinf mudaram períodos que antes eram anuais para mensais, e isso não tendo processos nas empresas redefinidos será sem dúvida o maior gargalo da entrega das obrigações.

Pense nisso ?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos