A relação intensa e complexa entre TDAH e Design
Eu sempre lutei para não conseguir me concentrar por tempo suficiente ou senti como se estivesse sempre distraído com outra coisa.
Quando eu era criança, eu nunca levava isso a sério, mesmo que estivesse lutando diariamente.
Eu estava pensando que era normal agir assim e nunca falei sobre isso com ninguém.
Foi até recentemente quando finalmente fui diagnosticado com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Ah, bem...
Então, depois de descobrir isso, comecei a ler sobre o assunto e descobri algumas ideias interessantes que apontam uma relação entre TDAH e criatividade.
O que é isso?
TDAH significa transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e é uma das muitas condições que se enquadram no espectro da neurodiversidade. Nem todo mundo com a condição experimenta hiperatividade no sentido clássico, e se refere a ela como ADD (ou “tipo desatento TDAH”). Foi diagnosticado pela primeira vez no início de 1900, mas recebeu seu nome na década de 1980, e o que sabemos sobre a condição continua a mudar drasticamente.
A neurodiversidade é um espectro, o que significa que não há regras rígidas ou rápidas sobre quem experimenta exatamente quais sintomas e quando. Alguns comuns são:
Por que isso acontece?
O TDAH acontece por uma infinidade de razões, que ainda não são bem compreendidas, mas, medicamente falando, é uma diferença na maneira como a função cognitiva superior das pessoas funciona, especificamente a maneira como seus cérebros fornecem (ou melhor, não fornecem) produtos químicos como a dopamina. A dopamina é o mensageiro químico para recompensas, nos diz quando algo precisa ser feito, nos faz querer fazê-lo e depois nos faz sentir bem quando o fazemos.
Apesar do nome, o TDAH não é necessariamente um déficit de atenção, mas realmente um déficit de atenção em coisas específicas, em momentos específicos.
Pessoas com TDAH, de fato, também geralmente têm episódios do que é chamado de hiperfoco, onde um indivíduo é capaz de alcançar uma atenção altamente focada que dura muito tempo. Esta é a capacidade de se concentrar intensamente em um projeto ou atividade interessante por horas de cada vez, a concentração é tão intensa que os indivíduos perdem a noção de tudo o que está acontecendo ao seu redor, incluindo a passagem do tempo.
O que não é.
Algumas pessoas experimentam TDAH de tal forma que isso afeta drasticamente sua capacidade de trabalhar e viver. Outros gerenciam isso facilmente com algumas estratégias-chave. Não há um conjunto de necessidades ou suposições que possam ou devam ser feitas sobre pessoas com TDAH.
Recomendados pelo LinkedIn
Alguns mitos prejudiciais em torno do TDAH a serem observados são que as pessoas com a condição são descuidados, preguiçosas ou necessariamente menos capazes. As suposições fazem de você saber o quê de você e eu, então se você estiver curioso, pergunte a alguém com a condição como eles experimentam isso.
A correlação do TDAH com áreas criativas
Embora o TDAH possa ser desafiador de se viver, é importante reconhecer que as pessoas com TDAH geralmente têm pontos fortes e habilidades únicas, incluindo criatividade e pensamento fora da caixa. No área de design esses pontos fortes são extremamente valiosos.
A condição também demonstrou aumentar a resiliência, a criatividade, níveis mais altos de inteligência social e coragem, tornando-os muitas vezes candidatos ideais para cargos no serviço público ou nos campos criativos.
Alguns desses estudos usaram vários métodos para examinar essa relação, incluindo pesquisas, testes de habilidades criativas e técnicas de imagem cerebral.
O primeiro estudo foi o publicado na revista "Psychological Bulletin" em que examinou a relação entre TDAH e criatividade.
Os pesquisadores descobriram que pessoas com TDAH tendem a pontuar mais em testes de pensamento divergente, que medem a capacidade de gerar um grande número de ideias únicas em resposta a um prompt específico. Isso sugere que indivíduos com TDAH podem ter uma vantagem criativa devido à sua propensão a pensar de forma não convencional e encontrar soluções inovadoras para os problemas.
Outro estudo, publicado na revista “Creativity Research Journal”, descobriu que indivíduos com TDAH tinham níveis mais altos de realização criativa, medidos pelo número de patentes, publicações e prêmios que receberam.
Aqui estão alguns insights adicionais que podem ser obtidos a partir da pesquisa publicada na revista “Creativity Research Journal” sobre a ligação entre TDAH e criatividade:
Os meus 4 pontos positivos com TDAH na área de product design
1. Criatividade e pensamento inovador: Pessoas com TDAH têm pensamento associativo, fazendo conexões não convencionais entre ideias e conceitos. Essa capacidade leva a abordagens criativas, gerando soluções únicas e originais.
2. Hiperfoco: Apesar da dificuldade em manter a atenção em tarefas monótonas, em projetos que as interessam, pessoas com TDAH podem atingir um estado de hiperfoco, concentrando-se intensamente e produzindo resultados notáveis.
3. Agilidade e adaptabilidade: Pessoas com TDAH pensam rapidamente e se adaptam facilmente a mudanças. No design, onde os projetos evoluem e exigem ajustes constantes, essa habilidade de adaptação ágil é valiosa.
4. Multitarefa: Embora o foco em uma única tarefa seja desafiador, pessoas com TDAH desenvolvem habilidades multitarefa. Isso é útil em projetos de design que requerem lidar com múltiplas tarefas simultaneamente, como gerenciar prazos, comunicar-se com clientes e trabalhar em diferentes etapas de um projeto ao mesmo tempo.
COO na Gabs Learn | Treinamento e Desenvolvimento B2B | Educação Corporativa | Gestão de Projetos | Experiência do Cliente
1 aBruno, muito obrigada por compartilhar essas informações. Faz alguns anos que eu percebi que tenho TDAH desde criancinha, no entanto, não sabia o nível. Alguns meses atras fiz varios testes com acompanhamento de um psicologo e psiquiatra e os resultados inicialmente foram um pouco assustadores (maiores do que eu esperava). Porém, percebi que eu lido muito bem hoje. Ja foi pessimo, hoje não é mais! Estou usando e abusando da minha forma de pensar e do meu hiperfoco. Desejo cada vez mais procurar profissionais aqui na rede con TDAH para me identificar e também gostaria de ver pessoas de TDAH que chegaram longe no meio corporativo, ocupando cadeiras de alta liderança, diretoria, etc. Tenho lido e pesquisado sobre TDAH quase de forma frenética, pois agora que resolvi saber mais sobre pessoas que também tem, vi que nao sou uma reptiliana (como minha família e amigos costumam brincar kkk).
Oficial de primera Administrativo
1 aCierto es pero en este mundo tener TDAH se considera un defecto yo creo que es una suerte conocer a alguien con TDAH por su gran entusiasmo pero no se valora
CIO - Diretor de Tecnologia no Grupo SADA
1 aImportante tema para discussão. Na prática (para um leigo), eu vejo que o TDAH é uma característica, não um limite (um problema...) Meu filho tem esta característica e isso não o impede em nada. Mas muitos ambientes, especialmente os de "comando e controle" não conseguem entender as pessoas com esta característica, pois não valorizam a criatividade, o pensamento abstrato, a busca por outros caminhos, a alegria etc... Mas tenha certeza que você é muito bem vindo e importante no nosso time e suas características contribuem muito para nossas entregas!!! #tamojuntos 👏 👏 👏
Analista de Marketing Digital
1 aÉ uma característica muito comum em nós. Fui diagnosticada recentemente e tudo fez sentido na minha vida. Principalmente na vida profissional. Sempre me vi em cargos que não exploravam a criatividade. Posso dizer que o ambiente influencia e muito para o bom desempenho de um funcionário com TDAH. Aqueles ambientes rígidos que não permitem muita criação, certamente vão dificultar a vida e acabar travando as competências da pessoa. É desafiador ter que realizar tarefas que não estimulam nossa criatividade!
Gerente de Produtos Digitais e Dados
1 aEscrever esse texto com certeza exigiu estudo, concentração e foco! Aproveite os benefícios que o TDAH lhe proporciona! Parabéns pelo artigo.