Relação saudável com o trabalho é possível: 06 Passos para ter equilíbrio.
Sou da época que dizer “sou workaholic” era bonito e aposto que você também.
E como não seria? O trabalho árduo e a exaustão sempre foi algo admirado como símbolos de dignidade. Não importava se você ganhava bem ou não e nem se estava feliz fazendo o seu trabalho. O importante era trabalhar, e muuuuuuito!
Basta ver o diálogo contemporâneo da vida adulta:
Em todas as frases acima tem sempre aquele 'Q' supervalorizado como se estar atarefado fosse motivo de orgulho ou licença poética para: faltar com os amigos, esquecer datas, deixar tudo para depois ou até cair doente de tanto trabalhar.
O problema é que a conta tem chegado para todo mundo através do impacto a saúde mental, e como forma de evitar um pane geral o caminho é encontrar técnicas e construir rituais de autocuidado e auto preservação para criar uma relação mais saudável com o trabalho.
Para isso, tenho incorporado pequenas práticas que tem me ajudado muito nessa missão e agora vou compartilhar com você 06 passo que criei para ter uma relação mais saudável com o trabalho:
1.Tire um tempo para de desconectar;
Ainda não existe nos nossos olhos o modo ‘desver’, uma vez que abriu o e-mail no final de semana, muitas vezes a mente fica processando a resposta, e acredite, isso é trabalhar. O celular está tão presente em nossas vidas que em muitos momentos estamos trabalhando sem nem perceber ou simplesmente nos pegamos checando e-mail ou vendo notícias no intervalo da novela achando que é normal. Aprenda a definir em quais momentos você vai tirar o celular da sua vista e remover todas as notificações, será que está pronta?
2. Escolha um lazer ou hobby que preencha a sua alma;
Costurar, dançar, correr, cozinhar, ler… com certeza existe algo que alimenta sua alma e traz cura. É muito comum as pessoas investirem em cursos, filmes e leituras que de alguma forma aprimorem suas habilidade no trabalho, mas entenda que pessoa física e pessoa jurídica são coisas diferentes e mesmo que você seja uma marca é necessário fazer algo por prazer que não culmine no trabalho. Isso pode elevar seus níveis de serotonina e endorfina e trazer ainda mais leveza para sua vida. Encontre este algo que lhe dê prazer e jogue-se!
Recomendados pelo LinkedIn
3. Desabafe, desacelere e aprenda a dizer 'NÃO';
Relações de trabalho podem ser muito delicadas, porém, dizer: ‘não posso, não sei, não tenho tempo’ pode ajudar você a deixar as relações mais honestas e até menos tensas. Muitas vezes o medo de perder o emprego faz com que muitos funcionários aceitem tudo, mas em alguns casos dizer o que sente de forma verdadeira e cuidadosa pode criar um vínculo de respeito ainda mais forte. Encontre o seu tom de voz para dizer como se sente quando algo lhe afetar. E lembre-se! Escrever pode ser uma forma potente de cura, que tal?
4. Descanse, relaxe e aprenda a fazer 'NADA';
Descanso ativo, meditação ativa, ócio criativo, escutar podcast enquanto faz comida, assistir TV enquanto responde mensagem… e quando você não faz nada? Falo de nada mesmo, aquilo quando paramos tudo e não fazemos nada além de apenas existir. Ou seja, aquele momento em que você faz algo somente para relaxar, sem pressa, horário ou preocupação? Já é comprovado que o ócio pode contribuir para a saúde mental e melhorar a produtividade. Encontre um momento para não fazer nada e aprenda a relaxar.
5.Entenda o seus horários, respeite o seu ritmo e delimite;
Não precisa almoçar 12h como todo mundo aprendeu, mas reconheça os seus horários e esteja presente. Se você para pra almoçar as 14h, ok, mas largue o celular e esteja presente. A expressão delimitar vem de ‘dar limites’, ou seja, dê os limites para o seu chefe ou qualquer pessoa do trabalho falar com você. Já estabelecer até que horas você irá responder mensagem de trabalho e por qual meio de comunicação?
6. Aprenda a respirar fundo.
A respiração, no geral, é realizada de forma automática. Acordamos, escovamos os dentes, caminhamos, trabalhamos e ar segue entrando e saindo dos pulmões automaticamente. O problema é que com a ansiedade passamos a respirar curto e como consequência a ansiedade provoca descargas de adrenalina e noradrenalina no organismo. Com isso, a respiração fica irregular, surge o medo, a taquicardia, o suor, os tremores e uma série de outros sintomas que nos impedem de agir normalmente. Aprenda a fazer pausas ao longo do dia e respirar profundamente ou faça exercícios respiratórios ao acordar e antes de dormir.
Como tudo na vida, no inicio será desafiado, mas aos poucos você vai sentir as mudanças na sua vida.
Analista de RH | Admissão | Analista de R&S | Employee Experience | Onboarding | NPS | Gestão de Jovem Aprendiz | PCD
2 aVenho tentado colocar tudo isso em prática, mas confesso que o "fazer nada" ainda é bastante desafiador pra mim em tempos atuais. A culpa fala mais alto.
Autora do livro "Abraça o Caos" | Mentora de gestores | LinkedIn Top Voice
2 aEssencial Mia Lopes! Assim como nos dedicamos a ser profissionais melhores, precisamos investir em nosso bem-estar como parte fundamental do nosso desenvolvimento.
Especialista B2B na Enel X | Gestão de Projetos de O&M de Usinas Fotovoltaicas
2 aExcelente artigo!!
Oriento na adequação do produto para introdução no mercado internacional. Branding fortalece a marca. Uma marca com significado vai além-fronteiras. Vamos exportar !
2 aÓtimo artigo para reflexão. Parabéns!
Executivo de Vendas | Vendas Técnicas | B2B | Através do meu trabalho vendo aos meus clientes um dos itens mais preciosos que existem. Eu vendo " TEMPO" .
2 aMia Lopes, gratidão por compartilhar este texto. Excelente reflexão!. Iniciando as mudanças já!