Relacionamento: de volta às origens

Relacionamento: de volta às origens

Um dos grandes benefícios que a Era da Informação nos trouxe, através da internet, foi a possibilidade de nos conectarmos com qualquer pessoa, a qualquer momento, através de diversas plataformas, geralmente disponíveis na palma da nossa mão. Ao mesmo tempo que estas tecnologias permitiram uma comunicação mais fácil, rápida e barata, independentemente da distancia entre seus usuários, também acabaram causando um efeito reverso e inesperado: os relacionamentos interpessoais se tornaram mais frios e distantes. 

O ser humano tem a necessidade de sair do mundo digital e retornar para o mundo físico, para poder se relacionar com as pessoas de maneira mais verdadeira. Numa época em que a maior partes dos eventos toma força dentro de redes sociais, um encontro com os amigos no parque, ou uma simples mesa de bar com os colegas de trabalho passou a ter grande significado.

Muitas empresas acabam focando grande parte de seus esforços em marketing de relacionamento no mundo digital, e acabam esquecendo do mundo “real”. Conforme a automação cresce, as pessoas ficam cada vez mais famintas por experiências autênticas. Existem diversas oportunidades a serem exploradas com o objetivo de transformar sua empresa em uma ponte entre o mundo digital e o analógico. 

Exemplo:

Girardi Running Store

Esta loja de Caxias do Sul especializada em artigos para corredores criou seu próprio grupo de corrida, com o objetivo de reunir e correr junto com seus clientes. Uma vez por semana, um grupo de pessoas reune-se em frente da loja, e realiza uma corrida por um trajeto predeterminado. A loja se responsabiliza em dar todo apoio necessário aos corredores. Além de gerar mídia espontânea, fideliza e atrai o público alvo, além de reafirmar o propósito da loja com os corredores. 

Cabify

Intervenções artísticas na cidade, especialmente em locais que se encontram desassistidos pelo poder público, tem um ótimo impacto na sociedade. Em 2017 A Cabify completou 1 ano de atuação na cidade de Porto Alegre, e como agradecimento, contratou diversos artistas para dar vida a prédios históricos do centro da cidade. 

Destemperados

Os Destemperados começaram em 2007 como uma plataforma online sobre experiencias gastronômicas no RS. Logo se espalharam por todo o Brasil. O lançamento de diversos guias de bolso com as melhores dicas, separadas por clusters, ganharam a simpatia e confiança dos apreciadores da cozinha. A empresa cresceu e virou multiplataforma, com cadernos fixos em jornais do Sul, programas de rádio, e aplicativos. Com o passar dos anos a empresa se aproximou cada vez mais de seu público. Além de recomendar experiencias, passou a criá-las. Montaram um food truck para realizar eventos itinerantes, criaram cursos gastronômicos, espaço pop up, eventos ao ar livre, e mais recentemente abriram a Casa Destemperados. Um espaço num dos bairros mais nobres de Porto Alegre, onde promovem diversas atividades entre clientes e parceiros, com foco naquilo que sempre acreditaram: experiencias gastronômicas inesquecíveis.

Audemars Piguet

Uma das principais relojoarias suíças possui uma fiel base de clientes espalhados por todo o mundo. Na maior parte dos casos, este clientes, dispostos a gastar verdadeiras fortunas em um relógio AP, são atendidos por intermediários: os varejistas. Com o objetivo de aproximar-se do seu público, a empresa criou em 2018 a Audemars Piguet House, em Hong Kong. Um espaço de 820 m2 projetado para parecer um apartamento de luxo, com cozinha e sala de estar. O espaço possui alguns relógios em exibição, no entanto, a ênfase da “loja” não está na venda, mas sim em conectar-se com os clientes ao criar experiências de hospitalidade memoráveis. O objetivo é colocar as vendas em um papel secundário, priorizando o relacionamento, ao tratar o cliente como um verdadeiro hóspede.

Lojas Magnabosco

A centenária loja de moda Magnabosco, localizada no centro de Caxias do Sul, realiza todo ano um grande espetáculo de Natal para a comunidade. Contrastando com a tímida decoração da praça da cidade, a loja impressiona com o cuidado e bom gosto de seus adornos natalinos. Além de embelezar a cidade, o ápice da experiencia está na apresentação de um coral, que toma as sacadas do casarão e abrilhantam a comunidade, atraindo turistas de cidade vizinhas. O encantamento do evento, e a conexão gerada entre a marca e os cidadãos de Caxias do Sul é algo que está muito além de qualquer estratégia de relacionamento digital.

Ponto de reflexão: Quais ações posso promover para aproximar minha marca do meu público? Que tipo de experiencias posso criar para estreitar esta relação? Como criar uma conexão relevante entre meu negócio é meus clientes? 

Este conteúdo faz parte do e-book "Tendencias que você não deve ignorar no seu negócio - Parte 1". Para acessar o conteúdo completo, Clique aqui! 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Alexandre Dal Pai Tessari

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos