RELISIÊNCIA
A palavra resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”, nome dado a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
Para nós está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, diante de situações adversas e não ceder à pressão, independentemente da situação.
Ou seja, o quanto você está preparado para levar as pancadas da vida? Quantas vezes você consegue cair e levantar? O que você faz quando os problemas parecem te perseguir? Você é o tipo que diante de um contratempo chora, foge ou enfrenta?
Existem pessoas que além de enfrentar os problemas, ainda são capazes de se beneficiarem com eles, aprender e crescer emocionalmente. Elas possuem razões para nunca desistir de suas metas e objetivos. Pessoas com essas capacidades são consideradas pessoas resilientes.
O nível de resiliência de um indivíduo determina quem terá sucesso e quem se perderá pelo caminho. Quanto mais resiliente é alguém, mais forte e preparado ele estará para lidar com as adversidades da vida.
O sucesso é resultado de inúmeras quedas e derrotas, que o indivíduo pode ver como oportunidade de aprendizado e crescimento. E a resiliência é resultado de aprendizagens de vida, o que torna possível qualquer um desenvolvê-la. Indivíduos que se tornam resilientes possuem, ainda, a capacidade de acreditar em si mesmos e são mais confiantes para lidar com os desafios que surgem ao longo do caminho.
Aqueles que respondem às adversidades da vida com maior rapidez e flexibilidade, saem de um momento de crise com muito mais facilidade do que uma pessoa com baixa taxa de resiliência, pois estas tendem a ficar presas no sofrimento ou na dificuldade que está passando.
O que você foca você expande, se seu foco está no problema, ele ficará cada vez maior, se o foco estiver na solução, o problema se resolverá mais rapidamente. Lembre-se disso !
Pessoas resilientes têm características, que são facilmente identificadas como: autoconfiança, persistência, otimismo, empatia, criatividade, flexibilidade; enquanto pessoas com baixa resiliência tem as características como: dificuldade de tomar decisões, perda da autoconfiança, pouca criatividade, pessimismo, emoções conflituosas e dificuldade nas relações sociais.
Portanto você pode desenvolver sua resiliência, pois são habilidades, e como toda habilidade é preciso de conhecimento, prática e repetição. Fique atento a:
· Potencializar sua flexibilidade
· Aprenda com os erros do passado, tire lições dele, não fique lamentando
· Tenha hábitos saudáveis
· Cultive relacionamentos positivos
· Seja otimista
· Aceite as mudanças e aprenda com elas
· Amplie sua visão, tudo tem uma solução
· Estabeleça pequenas metas
· Seja consistente
· Tome decisões
· Assuma responsabilidades
E ai, qual o seu nível de resiliência? Comente, curte e compartilhe se gostou!
Espero ter te ajudado e se precisar, só me contatar
Abraços
#coaching #autodesenvolvimento #autoconhecimento #desenvolvimentohumano #amor #resiliência #montealto #saopaulo