Renúncia de Mandato e Agradecimento

Queridas Amigas, Queridos Amigos,

por motivos profissionais, e depois de ponderação profunda, optei por apresentar ao Senhor Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, a minha renúncia de mandato. Regresso à minha atividade profissional no dia 1 de maio de 2016.

Foi um privilégio, um orgulho e uma honra ter estado ao serviço da Lousã desde outubro de 2009. A experiência humana que levo destas funções é de grande riqueza e significado e perdurará em mim para o resto dos meus dias. Vou com a certeza de ter dado sempre tudo o que tinha e que sabia, como seria, aliás, a minha obrigação. Cometi erros, tive falhas, lapsos. Em consciência garanto que sempre agi tendo em conta os superiores interesses da Lousã. Sou um idealista, humanista, que luta por ser o primeiro exemplo dos valores e dos ideais em que acredita. Muito difícil e nem sempre ao meu alcance. Realiza-me profundamente trabalhar para a causa pública. Foi por isso um privilégio ter exercido estas funções.

Agradeço a confiança do Dr. Fernando Carvalho, que liderou o primeiro executivo que tive a honra de integrar, e do atual presidente, Luís Antunes; agradeço às senhoras vereadoras e aos senhores vereadores dos Executivos que integrei pela cooperação e solidariedade; agradeço ao Partido Socialista da Lousã pelo apoio; aos eleitores que me depositaram confiança e contribuíram para a minha eleição; às senhoras colaboradoras e aos senhores colaboradores da autarquia de uma maneira geral, particularmente aos que comigo trabalharam de forma mais direta. Agradeço aos Senhores Presidentes das Juntas de Freguesia e aos seus executivos. Agradeço às entidades regionais e locais pelo auxílio, pela colaboração e pelo trabalho conjunto que tornou possível a concretização dos projetos autárquicos, especialmente daqueles em que estive mais diretamente ligado. Agradeço às instituições locais pela colaboração sempre tão empenhada e disponível: ao Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL); ao Conselho Geral do AEL, à Direção do AEL, às senhoras coordenadoras e aos senhores coordenadores dos estabelecimentos de ensino; às senhoras professoras e aos senhores professores; às associações de Encarregados de Educação; às instituições locais de segurança, proteção e saúde; às associações e empresas de Educação/Formação, Cultura, Juventude. Agradeço a todas e a todos pela forma tão amável como sempre me trataram e acolheram, a mim e aos projetos e ideias propostos e concretizados em conjunto.

Apesar de sentir que poderia ter feito mais, não deixo de me sentir feliz com os projetos e os resultados alcançados pelos executivos que integrei nestes quase sete anos. Permito-me destacar alguns em que estive mais envolvido: o Lousã Living Lab/Lousã EduLab (que trouxe um prémio mundial para a Lousã, possibilitou a criação de uma empresa com 7 postos de trabalho, proporcionou a integração das nossas escolas numa rede mundial de escolas inovadoras e deu origem a um projeto nacional em curso), o Gabinete de Apoio e Promoção do Empreendedorismo, o Manual de Apoio ao Empreendedorismo, a abertura do Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, as publicações concretizadas, a criação da Rede de Bibliotecas da Lousã, a organização da Festa do Livro e do Saber – a FLiS! –, as políticas culturais (que não se veem mas sentem-se) e a estratégia de articulação e ação Cultural com os vários agentes, as exposições de nomes de referência no panorama artístico nacional, o Plano Municipal para a Alimentação Sustentável (em curso), a sensibilização para a alimentação nas escolas e a introdução de um prato vegetariano por semana, a reorganização da rede escolar (que apesar das imposições ministeriais e das alterações significativas, foi negociada e discutida com as comunidades educativas), o Projeto Educativo Local (em curso), o Orçamento Participativo Jovem, entre outros. O plano de requalificação e visitação do Castelo da Lousã está prestes a avançar (o projeto está já elaborado e acredito que a obra iniciará brevemente), assim como o Cineteatro, que me parece uma intervenção urgente e inadiável num equipamento que é legado de lousanenses e é estratégico para o progresso do nosso concelho.

Perdoem-me não ter conseguido fazer mais e melhor. Perdoem-me também ter tomado esta opção, mas defendo que estes cargos devem ser temporários e rotativos. Encerro portanto este ciclo e retomo, com toda a naturalidade, a minha atividade profissional, enquanto investigador do Instituto de Etnomusicologia - polo da Universidade de Aveiro. Regresso ao MBA do ISCAC em Indústrias da Cultura e do Turismo, do qual tenho a honra de ser co-coordenador. Regresso também ao desenvolvimento de estudos e projetos para o desenvolvimento e ao meu doutoramento. Assumi recentemente uma nova atividade que estava adormecida há 15 anos: a música ao piano, na composição e na direção musical.

Muito obrigado a todas e a todos!

A Lousã pode continuar a contar comigo.

Helder Bruno Martins
Lousã, 2 de abril de 2016

Caros Amigos, muito obrigado! Um forte abraço!

Miguel Mouro

Sales Manager at Autogarsilva

8 a

Que o novo projecto seja repleto de sucessos.

Alexandre Cabrita Pereira

Historical and Cultural Events and Consulting

8 a

Caro Helder, foi e será sempre um prazer trabalhar consigo. Obrigado por ter dado novas oportunidades culturais ao Concelho da Lousã, Um bem haja. Alexandre

Só agora vi, abração especial Bruno.

Sónia Figueiredo

Professora de Físico-Química / Investigadora

8 a

Hélder muito obrigada pelo trabalho desenvolvido na nossa terra! Como sempre trabalhaste com muito brio! Felicidades e sucesso para o futuro!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos