Renúncia de Mandato e Agradecimento
Queridas Amigas, Queridos Amigos,
por motivos profissionais, e depois de ponderação profunda, optei por apresentar ao Senhor Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, a minha renúncia de mandato. Regresso à minha atividade profissional no dia 1 de maio de 2016.
Foi um privilégio, um orgulho e uma honra ter estado ao serviço da Lousã desde outubro de 2009. A experiência humana que levo destas funções é de grande riqueza e significado e perdurará em mim para o resto dos meus dias. Vou com a certeza de ter dado sempre tudo o que tinha e que sabia, como seria, aliás, a minha obrigação. Cometi erros, tive falhas, lapsos. Em consciência garanto que sempre agi tendo em conta os superiores interesses da Lousã. Sou um idealista, humanista, que luta por ser o primeiro exemplo dos valores e dos ideais em que acredita. Muito difícil e nem sempre ao meu alcance. Realiza-me profundamente trabalhar para a causa pública. Foi por isso um privilégio ter exercido estas funções.
Agradeço a confiança do Dr. Fernando Carvalho, que liderou o primeiro executivo que tive a honra de integrar, e do atual presidente, Luís Antunes; agradeço às senhoras vereadoras e aos senhores vereadores dos Executivos que integrei pela cooperação e solidariedade; agradeço ao Partido Socialista da Lousã pelo apoio; aos eleitores que me depositaram confiança e contribuíram para a minha eleição; às senhoras colaboradoras e aos senhores colaboradores da autarquia de uma maneira geral, particularmente aos que comigo trabalharam de forma mais direta. Agradeço aos Senhores Presidentes das Juntas de Freguesia e aos seus executivos. Agradeço às entidades regionais e locais pelo auxílio, pela colaboração e pelo trabalho conjunto que tornou possível a concretização dos projetos autárquicos, especialmente daqueles em que estive mais diretamente ligado. Agradeço às instituições locais pela colaboração sempre tão empenhada e disponível: ao Agrupamento de Escolas da Lousã (AEL); ao Conselho Geral do AEL, à Direção do AEL, às senhoras coordenadoras e aos senhores coordenadores dos estabelecimentos de ensino; às senhoras professoras e aos senhores professores; às associações de Encarregados de Educação; às instituições locais de segurança, proteção e saúde; às associações e empresas de Educação/Formação, Cultura, Juventude. Agradeço a todas e a todos pela forma tão amável como sempre me trataram e acolheram, a mim e aos projetos e ideias propostos e concretizados em conjunto.
Apesar de sentir que poderia ter feito mais, não deixo de me sentir feliz com os projetos e os resultados alcançados pelos executivos que integrei nestes quase sete anos. Permito-me destacar alguns em que estive mais envolvido: o Lousã Living Lab/Lousã EduLab (que trouxe um prémio mundial para a Lousã, possibilitou a criação de uma empresa com 7 postos de trabalho, proporcionou a integração das nossas escolas numa rede mundial de escolas inovadoras e deu origem a um projeto nacional em curso), o Gabinete de Apoio e Promoção do Empreendedorismo, o Manual de Apoio ao Empreendedorismo, a abertura do Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos, as publicações concretizadas, a criação da Rede de Bibliotecas da Lousã, a organização da Festa do Livro e do Saber – a FLiS! –, as políticas culturais (que não se veem mas sentem-se) e a estratégia de articulação e ação Cultural com os vários agentes, as exposições de nomes de referência no panorama artístico nacional, o Plano Municipal para a Alimentação Sustentável (em curso), a sensibilização para a alimentação nas escolas e a introdução de um prato vegetariano por semana, a reorganização da rede escolar (que apesar das imposições ministeriais e das alterações significativas, foi negociada e discutida com as comunidades educativas), o Projeto Educativo Local (em curso), o Orçamento Participativo Jovem, entre outros. O plano de requalificação e visitação do Castelo da Lousã está prestes a avançar (o projeto está já elaborado e acredito que a obra iniciará brevemente), assim como o Cineteatro, que me parece uma intervenção urgente e inadiável num equipamento que é legado de lousanenses e é estratégico para o progresso do nosso concelho.
Perdoem-me não ter conseguido fazer mais e melhor. Perdoem-me também ter tomado esta opção, mas defendo que estes cargos devem ser temporários e rotativos. Encerro portanto este ciclo e retomo, com toda a naturalidade, a minha atividade profissional, enquanto investigador do Instituto de Etnomusicologia - polo da Universidade de Aveiro. Regresso ao MBA do ISCAC em Indústrias da Cultura e do Turismo, do qual tenho a honra de ser co-coordenador. Regresso também ao desenvolvimento de estudos e projetos para o desenvolvimento e ao meu doutoramento. Assumi recentemente uma nova atividade que estava adormecida há 15 anos: a música ao piano, na composição e na direção musical.
Muito obrigado a todas e a todos!
A Lousã pode continuar a contar comigo.
Helder Bruno Martins
Lousã, 2 de abril de 2016
Caros Amigos, muito obrigado! Um forte abraço!
Sales Manager at Autogarsilva
8 aQue o novo projecto seja repleto de sucessos.
Historical and Cultural Events and Consulting
8 aCaro Helder, foi e será sempre um prazer trabalhar consigo. Obrigado por ter dado novas oportunidades culturais ao Concelho da Lousã, Um bem haja. Alexandre
Só agora vi, abração especial Bruno.
Professora de Físico-Química / Investigadora
8 aHélder muito obrigada pelo trabalho desenvolvido na nossa terra! Como sempre trabalhaste com muito brio! Felicidades e sucesso para o futuro!