Replicando erros
Recebi nesta semana email informativo de uma feira de materiais de tubulação que será realizada em 2021.
Havia as costumeiras chamadas para o evento e artigos relacionados ao assunto. Gosto desses artigos, alguns são mais do mesmo mas arejam o conhecimento, outros abrem janelas para novidades, mas existe uma categoria que levariam os autores à inquisição – no sentido da penúria, não da conversão religiosa (!).
Abri um artigo que tratava de tubos de grandes diâmetros, não consegui chegar até a metade, eu já havia lido aquilo antes.
O autor do texto fez um “recorte e cola” do material de uma escola superior do Paraná, os dados bibliográficos sequer foram indicados, e devido ao pouco conhecimento do assunto não percebeu os erros e confusão no material de origem, que certamente foi compilado por algum aluno inexperiente que não recebeu os créditos mas passou de ano por ter ajudado o docente, este sim assinou o material sem prestar atenção e o adotou para futuras aulas.
Resumindo, o autor do artigo anexo ao email replicou sem pestanejar material ruim. Um profissional da área procurando por informações descartaria rapidamente o texto, mas o que dizer dos estudantes no início de aprendizado?, podem assumir como verdadeiro e começar o aprendizado no desvio. – O pessoal da escola do Paraná são Hors Concours, recebem material duvidoso em primeira mão dentro de um curso de bacharelado; não vou expor o nome da instituição - os docentes mereceriam a inquisição (!) -, mas tenho esperança que, com o tempo, o desvio seja corrigido.
A falta de cuidado com que são tratados diversos assuntos, replicando sem pudor os mais diversos textos é preocupante, e pouca originalidade no front. E a internet quando consultada, trará milhares de textos parecidos, similares, copiados, plagiados. O usuário terá que peneirar muito para conseguir material de estudo com qualidade.
Voltando ao artigo em questão, ele saiu de uma revista digital que cobre diversos campos do conhecimento, engenharia e biologia por exemplo, e trata de normalização, qualidade e gestão.
Todos os textos assinados pelo mesmo editor.
Bem, apesar da curiosidade por temas tão variados, eu não tenho expertise suficiente para dizer se os assuntos foram tratados com o cuidado que merecem.
Espero que somente o artigo de minha área tenha ficado na berlinda.
Em tempo, não expus o nome da revista ou do autor, mas escrevi para ele no espaço para comentários do artigo, ele não respondeu ou aceitou o comentário; mas como disse, tenho esperanças.