Resolução do ano: melhorar 1% a cada dia
Se você sente que falhou em cumprir suas resoluções, talvez só precise mudar a maneira de fazer isso.
Quantas metas de ano novo você traçou lá no final de 2021 e conseguiu realizar em 2022?
Para mim, e imagino para muitos que vão ler essa reflexão, a pergunta soa como um gatilho que traz à tona um sentimento de frustração por não cumprir nossas metas pessoais (ou parte delas).
A boa notícia é que 2023 é uma página em branco, e você ainda pode escolher o que vai colocar nela.
Metas ousadas, porém inalcançáveis, ou pequenos objetivos para alcançar algo maior a longo prazo? A decisão é sua, mas eu posso contar uma história para te ajudar a definir.
Voltar a fazer atividade física na mesma intensidade que eu praticava antes da pandemia, essa era uma resolução pessoal importante para cumprir o ano passado. E eu falhei!
Os motivos foram variados, mas destaco aqui um erro comum nessas horas: estabeleci uma meta inatingível e inalcançável, que não se encaixava na minha rotina atual de trabalho e nas mudanças que aconteceram em minha vida pessoal. Isso me fez questionar se essa forma de pensar nas metas e resoluções ainda fazia sentido pra mim.
Essa autocrítica me levou a buscar maneiras de fazer diferente em 2023. Um aprendizado importante nessa jornada foi dividir grandes metas em pequenas realizações. Uma dica padrão, mas faz toda diferença quando praticada.
Muitas vezes chegar ao resultado final é desafiador, e as pequenas conquistas acabam se tornando um propulsor de motivação para você não se frustrar nem desistir no meio caminho.
Trazendo de volta o exemplo da atividade física, se eu estivesse ancorado em um plano com objetivos menores, graduais e constantes, provavelmente terminaria o ano com uma sensação melhor de evolução nesse sentido, mesmo não tendo atingido todo o potencial que sei que tenho. Por isso neste ano resolvi mudar em um ponto que, acredito, vai impactar em todos os outros.
Assumi o compromisso pessoal de avançar uma casa de cada vez, diariamente.
Esse insight não surgiu do nada. Veio de pesquisas que faço de maneira constante sobre como melhorar continuamente os processos de minha área e minha equipe. Já que tem dado certo na vida corporativa, resolvi adotar o processo em minha vida pessoal. Encontrei no método Kaizen um guia interessante. Veja a seguir!
Seja 1% melhor todo dia e fique 37 vezes melhor em um ano.
Nasceu no Japão, no período pós-guerra, a metodologia Kaizen. O significado da palavra em tradução livre para o português já resume muito bem o seu objetivo: “mudança para melhor”.
Seu criador, o teórico organizacional e consultor de gestão japonês Masaaki Imai, queria ajudar empresas destruídas durante a Segunda Guerra Mundial a elaborar práticas, metodologias e ferramentas que os ajudassem a se reestruturarem. Seu foco era trazer soluções a partir de pequenos ciclos, e usou a matemática para provar que a teoria tinha muito potencial de dar certo.
Recomendados pelo LinkedIn
Antes que o pessoal de humanas pare a leitura por aqui, um aviso: nem é preciso ser um expert em exatas para entender. Vou resumir em quatro passos, olha só:
1. A equação 1^365 é resolvida com a multiplicação do número 1 por 365 vezes;
2. Agora considere o número 1 o nível de seu esforço diário, potencializado por 365, o número de dias no ano. O resultado vai ser sempre o mesmo;
3. Experimente investir 1% a mais de esforço a cada dia;
4. Vamos às contas: 1,01^365 = 37,8.
Moral da história: ao aumentar em 1% seu esforço diário para cumprir suas metas e atividades, ao final do ano rendemos quase 38% a mais. Note que o oposto, ao reduzir 1%, esse número fica quase no negativo.
Pense que se fosse um investimento financeiro, essa certamente seria uma grande opção a se considerar. Então, vale a pena investir esse esforço na sua vida pessoal.
Incentivo extra: boas razões para celebrar pequenas conquistas.
- Eleva o nível de dopamina no cérebro, aquela substância produzida pelo cérebro conhecida como o hormônio da felicidade;
- Aumenta a confiança, a fé e melhora a perspectiva em relação ao passado, presente e futuro;
- São as pequenas vitórias que nos mantêm motivados para enfrentar os maiores desafios.
Encontrei no método Kaizen uma forma de explicar matematicamente como focar na melhoria e crescimento contínuo, aos poucos e gradual, pode gerar boas transformações. Agora vamos à prática, um dia de cada vez e sempre celebrando as pequenas conquistas. A primeira delas foi essa mudança de mindset.
Agora conta aí nos comentários: de 0 a 10, qual a sua disposição para melhorar de maneira contínua e celebrar as pequenas conquistas rumo a um objetivo maior?
Head Global de Inteligência de Mercado @ adidas | Executivo Internacional com Experiência em Planejamento Estratégico e Business Development | Líder Multicultural | Growth | Mentor | Palestrante
1 aboa, Anderson! sabe que o Kaizen foi uma coisa que nunca esqueci e aprendi no meu primeiro estágio com o Antonio Carlos Ruótolo Ph.D. ! 😊
Group Product Manager | Automação de Processos | Mkt | Data | Franchising | Líder Grupo Afinidade Gerações+ @Grupo Boticário
1 aInteressante as diferentes perspectivas, Andy! Importante analisarmos os progressos graduais entendendo que vão corroborar para a conclusão e visão de um todo.
IT Coordinator | na Grupo Boticário | Team Leader | IT Franchising | Digital Transformation
1 aSensacional, vamos em frente.
Group Product Manager II @ Grupo Boticário | MBA Marketing Digital | FGV
1 aSigo na luta 🤭😁
Gestão Comercial e Vendas | Liderança | Venda Direta | Varejo
1 aExcelente! Adorei!