Responsabilidade Social: Por que as empresas investem?
Direito de Imagem BenefitClub

Responsabilidade Social: Por que as empresas investem?

Até bem pouco tempo atrás, o caráter social das empresas era voltado para ações filantrópicas – tais como doações de cestas básicas, brinquedos, itens de primeiros socorros para instituições de apoio à criação e ao adolescente, beiral e hospitais. Hoje, tais práticas continuam a existir não sob a óptica de filantropia de ocasião, mas como parte de um investimento estratégico destas empresas.

Quer saber como isso funciona? Continue a leitura.

 

Ética

"As empresas consideradas éticas são geralmente aquelas cuja conduta é socialmente valorizada e cujas politicas estão sintonizadas com a moral vigente, subordinando as suas atividades e estratégias a uma reflexão ética prévia e agindo posteriormente de forma socialmente responsável. (ALMEIDA, 2007, apud ALMEIDA e GALLI, 2014)". 

 A ética é a peça central das regras sociais.

 Algumas empresas angolanas estão pensando não só nas questões sobre as suas responsabilidades econômicas (lucro) e legais, mas também em suas responsabilidades éticas, morais e sociais.  A responsabilidade social implica a noção de que uma empresa não tem apenas o objectivo de fazer lucro, expandir os seus negócios e trazer benefícios aos seus colaboradores. Ela tem o dever de contribuir de forma positiva com o seu meio envolvente.

A responsabilidade social está ligada a ética organizacional, de modo que uma empresa socialmente responsável é aquela que possui comprometimento em exercer, no nível interno ou externo, ações éticas nas relações estabelecidas com todos os stakeholderes (clientes, fornecedores, comunidade, acionistas, colaboradores, enfim, com todo o seu ambiente).

Na sua dimensão interna, as ações socialmente responsáveis estão direcionadas a gestão de pessoas, a saúde e segurança no trabalho, a adaptação às mudanças e a gestão do impacto ambiental e recursos naturais. Na sua dimensão externa, a responsabilidade social das empresas materializa-se na rede de relações com as comunidades locais, com os clientes, com os fornecedores, acionistas e investidores, e na gestão global do ambiente.

 

Responsabilidade Social como Estratégia Corporativa

 Ações filantrópicas não devem ser confundidas com responsabilidade social, uma vez que a primeira possui caráter ocasional sendo empreendida para dar resposta a um determinado problema, enquanto que a segunda pressupõe ações contínuas no contexto da estratégia corporativa de médio e longo prazo, capazes de gerar benefícios econômicos, possibilitando dessa forma a criação de valor e consequente desenvolvimento social sustentado. Para a empresa, os benefícios estão associados a valorização da imagem tornando-a uma empresa “amiga”.

Uma empresa engajada com a Responsabilidade Social valoriza a sua imagem.

As atividades sociais das empresas são efetivadas por meio do serviço voluntário de seus colaboradores, através do financiamento de projetos, doação de seus serviços e/ou produtos no sentido de colaborar a médio e longo prazo com ações cujo caráter social e de apoio à comunidade estejam identificados. Não se trata de patrocinar ou doar dinheiro para uma causa, mas sim de fornecer ferramentas, conhecimento, apoio e mobilizar a empresa em prol da causa. O exercício da responsabilidade social fomenta dentro das empresas o bem-estar social, associado ao reconhecimento dos seus profissionais e da própria empresa como parte de uma ação.

 

Casos de Sucesso em Angola


Unitel – Projecto Stop Malária

Estratégia:

Contribuir ativamente para a prevenção da Malária, através de um conjunto de acções de (1) sensibilização da população para um melhor controle e combate ao foco do mosquito que transmite a doença; (2) doação de redes mosquiteiras para a comunidade; e (3) apoio a instituições para tratamento através da disponibilização de meios e medicamentos.

 


 Centrooptico – Projecto Feira da Saúde

Estratégia:

Participar nas Feiras da Saúde com rastreios gratuítos para pessoas com dificuldades de visão. A empresa também disponibilizou óculos graduados às crianças com necessidades visuais da O.C.S.I - Obra de Caridade da Criança Santa Isabel.


 


 Patrícia Paula // @patriciapaula

Gerente de projetos, empreendedora, estrategista, palestrante, um ser em constante transformação.

Você também pode encontrar mais conteúdos meus aqui neste link.

Se quiser receber meus textos e novidades por e-mail, basta seguir meu perfil.

 

A sua empresa tem projectos de Responsabilidade Social? Você participa de algum?

Conte a sua história, nós vamos gostar de saber.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos