Responsabilidade
Hoje pela tarde, durante minhas leituras diárias, encontrei um trecho interessante no livro o Poder da Ação, de Paulo Vieira, no qual o autor trata sobre a responsabilidade que cada um tem na formação da situação que o rodeia, veja abaixo:
" Em minhas andanças, meus amigos, eu aprendi muito, e o principal é que não somos vítimas do destino. Existe em nós o livre-arbítrio, e com ele a capacidade de realizar e dar vida nova a tudo o que nos cerca. E isso depende de cada um...Toda pessoa é capaz de efetuar mudanças significativas no mundo que a cerca...
Mas o que geralmente ocorre é que, em vez de agir, jogamos a responsabilidade da nossa vida sobre os ombros alheios. E esperamos que eles atendam às nossas expectativas, que eles mudem, que eles sejam e ajam como nós queremos. Sempre encontramos alguém a quem culpar pela nossa infelicidade, esquecidos de que ela só depende de nós mesmos. Desta feita, eu decidi mudar a minha vida e, para que isso aconteça, sei que não poderei mudar ninguém que não seja eu mesmo. Essa é a única maneira de colher mudanças positivas em longo prazo. Eu consegui o maior desafio do mundo. Eu mudei a mim mesmo, e hoje eu sou responsável pela minha vida e pelo meu destino. "
Concordo com o texto. Acredito que cada um de nós tem completa responsabilidade pela própria vida e que nós podemos e devemos criar a realidade do mundo que nos cerca. E você?