Ressonância Magnética: 8 mentiras que te contam
8 mentiras que te contam
Eu não me lembro de ter acreditado um dia que Papai Noel existia. Todo Natal existia um presente assinado pelo bom velhinho – o maior e mais legal – mas, a despeito do cartão, minha mãe dizia que aquilo era uma recompensa do Menino Jesus ao nosso bom comportamento. Ele que tinha ajudado a minha mãe a comprar o que tinha pedido na cartinha.
Como toda essa bagunça se amarrava na minha cabeça, não sei. Mas no fundo eu sempre soube que o moço fantasiado de Papai Noel era um tio e eu nem gostava tanto do Papai Noel assim. Sobrevivi, passo bem.
Infelizmente nem todas as mentiras que nos contam são assim tão inocentes. As de Ressonância Magnética estão entre as que mais me incomodam, porque elas prejudicam muito os serviços e as condutas profissionais por aí. E também de boas crianças – porque a primeira mentira que nos contam, você vai ver, é que ela é útil só até ter que fazer um exame.
Por isso hoje decidi listar 8 mentiras que contam por aí sobre ressonância magnética – e que podem estar fazendo você travar em se tornar requisitado e bem pago:
Mentira 1: A Ressonância Magnética é perigosa devido à radiação
A RM não utiliza radiação ionizante, como os raios-X. Em vez disso, utiliza campos magnéticos e ondas de rádio para criar imagens detalhadas do corpo. Portanto, é considerada uma técnica segura, sem exposição à radiação prejudicial.
Mentira 2: A RM é dolorosa e desconfortável
A maioria dos exames de RM é indolor. Pode ser necessário permanecer imóvel durante o procedimento, mas não deve causar dor. Para tornar o paciente mais confortável, é possível utilizar almofadas e travesseiros, além de oferecer música ou fones de ouvido durante o exame.
Mentira 3: A RM é inacessível e cara
Embora a RM possa ser mais cara em comparação com outros exames de imagem, os custos diminuíram ao longo dos anos. Além disso, muitos locais de saúde oferecem opções de pagamento e planos de seguro/ saúde que podem tornar a RM mais acessível.
Recomendados pelo LinkedIn
Mentira 4: Pacientes com claustrofobia não podem fazer RM
É verdade que algumas pessoas com claustrofobia podem ter dificuldade em fazer exames de RM em equipamentos fechados. No entanto, muitos centros médicos oferecem exames em equipamentos abertos ou podem administrar sedativos leves para ajudar pacientes ansiosos.
Mentira 5: A RM é apenas para o cérebro e ossos
Embora a RM seja frequentemente associada à imagem do cérebro e ossos, ela pode ser usada para visualizar muitas outras partes do corpo, incluindo músculos, órgãos internos, vasos sanguíneos e articulações.
Mentira 6: A RM é a mesma coisa que uma Tomografia Computadorizada (TC)
Embora ambas sejam técnicas de imagem médica, a RM e a TC utilizam princípios diferentes para criar imagens. A RM utiliza campos magnéticos, enquanto a TC utiliza raios-X. Cada técnica tem suas próprias vantagens e aplicações específicas.
Mentira 7: Não posso fazer RM se tenho implantes metálicos
Nem todos os implantes metálicos impedem a realização de exames de RM. Muitos implantes são seguros, mas é importante informar ao profissional de saúde sobre qualquer implante metálico antes do exame para garantir a segurança e a qualidade das imagens.
Mentira 8: A RM é só para diagnóstico, não para monitoramento
A RM não é apenas uma ferramenta de diagnóstico, mas também é usada para monitorar o progresso de doenças e tratamentos ao longo do tempo. Ela pode ser usada para avaliar a eficácia de terapias e para acompanhar a evolução de condições médicas.
E aí? Quantas dessas mentiras te contaram?
Um abraço e espero que a sorte te encontre, te tornando um profissional requisitado e bem pago com a RM!