Restrição das API's separarão os amadores dos profissionais
Tem uma coisa boa em toda essa polêmica envolvendo o Facebook: o fim dos "especialistas" que vendem engajamento e interações.
Desde que migrei para o digital lido com supostos profissionais que iludem clientes, prometendo compartilhamentos, fãs e curtidas sem trabalho árduo na produção de conteúdo ou por meio do pagamento de publicidade.
O que ocorre é que o Facebook e outras ferramentas digitais estão tendo que rever suas políticas e com isso aqueles aplicativos de automatização marotos deixarão de funcionar.
Acaba a venda de fãs turcos, de compartilhamentos mágicos imediatos e feitos por perfis falsos, o truque do "te sigo para você ver que existo e me seguir de volta".
Essas coisas nunca deram resultados reais e valiosos, apenas inflavam métricas comuns, mas que para leigos estava ótimo.
Sofro diariamente a pressão de políticos para ter mais fãs. Essa pressão é aumentada porque sempre tem um charlatão apontando um caminho fácil.
"Me paga 10 mil que vou bombar teu face", "Com mil encho teu insta de seguidores", "Por cinco mil mais o dinheiro da condução eu compartilho seu post em 5 mil grupos". Tudo tranqueira. Conversa mole. Mambo jambo.
A verdade é que os políticos viciaram em "joinhas" a qualquer custo e muitas pessoas que trabalham na comunicação, com medo de perder o emprego, entraram na onda. Dane-se se os fãs não falam português. O chefe está feliz e isso que importa.
Quero dizer uma coisa a quem usou desse expediente: o sonho acabou! Vão ter que aprender a gerar conteúdo interessante e bem produzido se quiserem resultados. Também vão precisar entender de de marketing digital e não mais falar que entendem.
Sabe aquele texto dando parabéns para uma cidade que o político nunca pisou? E os parabéns pelo dia mundial da voz, da árvore ou do proctologista? E aquela galeria com fotos de pessoas visitando gabinete? Tudo isso não é relevante para quem está no Facebook querendo ver um vídeo de algo legal, engraçado ou inspirador.
Tudo isso é lixo embalado em papel virtual, e você, que só faz isso, passa recibo de um político superficial, deslocado do que é rede social e querendo votos a qualquer custo. É um "tiozão" de bermuda, camiseta regata e um skate na mão, falando gírias de 1960.
O eleitor quer outra coisa. Quer saber como você pensa. Quer ouvir uma história bacana da sua vida. Que entender porque você fez uma emenda ou um projeto de lei e não um número no papel como "R$ 450 mil para saúde de Ibitipoca".
Quer um conselho? Contrate um especialista de verdade e confie nele quando lhe disser que o conteúdo é importante.
Inovação e estratégia digital
6 aConteúdo é rei. Me perdoem a expressão, tá cheio de "babacas" vendendo números. Concordo Vitorino, e o pior. Em 2016, me deparei com uma pessoa que apareceu do céu dizendo que iria turbinar o crescimento da página de uma pessoa pública, então assim foi feito. Ele não imaginava que eu tinha acesso as métricas e também relatórios das camapanhas de promoção da página. Adivinha para qual segmentação estava vendendo as curtidas? BRASIL. Detalhe, dois anos depois esta pessoa pública vinha a ser pré candidato a deputado estadual por SP e não pelo Brasil. A verdade que estão por aí várias pessoas especialistas no campo digital. Entendo bem a importância do conteúdo, ele é rei, e é o que atrai interações e também influencia diretamente em curtidas na página, se for bom, é claro. Tive uma experiência interessante em 2006, onde abastecia todos as 150 edições de um programa de TV de uma prefeitura na rede social YouTube. Em 2003 era bem diferente, arquivos WMV tinham que ser subidos para o servidor, e streaming não tinha. Em 2016 uma pessoa que vinha pré candidato a prefeito na cidade de SP, perdeu prévia, fiz uma auditoria na rede de seguidores do Twitter dele, adivinha? Pelo menos 35% dos seguidores não falavam idioma português.
Content Designer | UX Writer | Design Sprint | Copywriting | Webwriting
6 aContei para os meus alunos sobre as fazendinhas de like e sobre as antigas práticas de mesclar páginas (fazendo bombar com conteúdo apelativo e migrando like para cliente) e eles ficaram chocados. Espero que aconteça exatamente isto! Separe amadores de profissionais, pois estamos formando pessoas que realmente se importam em fazer um bom briefing, analisar o mercado, criar personas e produzir conteúdo de qualidade. E que comecem os jogos!
Gerente de Marketing Digital na Bauny Cosméticos
6 aGente, até salvei pra colar na parede!
Estrategista de Marketing Digital Agro Consultor 🔸Palestrante🔸Agromarketing 🔸 Agência CHA Social 🔸 Ecossitema Leadcultura
6 aTítulo perfeito mesmo. Separando fórmulas de Estratégias