Resumo sobre vitimismo - Livro Os Segredos da Mente Milionária
Abaixo um pequeno trecho do livro "Os segredos da mente milionária", um livro para desenvolvimento pessoal, aconselho a leitura para quem deseja abrir a mente, lembrando que riqueza nem sempre se trata somente de dinheiro 😊
...
" Como é que você sabe quando alguém está se fazendo de vítima?
A resposta é: uma vítima deixa três pistas óbvias.
Pista nº 1 da vítima: a culpa é dos outros
Quando o assunto é o motivo de não serem ricas, as vitimas, na sua maioria, são especialistas no "jogo da culpa". O objetivo desse jogo é ver para quantas pessoas e circunstâncias uma vitima consegue apontar o dedo sem jamais olhar para si mesma.
É algo divertido, pelo menos para ela. Infelizmente, não é assim tão legal para qualquer um que tenha a má sorte de estar ao seu lado.
A razão é simples: quem está muito próximo a ela se torna um alvo fácil.
A vítima põe a culpa na economia, no governo, na bolsa de valores, nos seus corretores, no ramo de negócio em que atua, no patrão, nos empregados, no gerente, nos diretores da empresa. no serviço de atendimento ao cliente, no departamento de entregas. no marido ou na sua mulher, no sócio, em Deus e, é claro, nos pais. A culpa é sempre de outra pessoa ou de outra coisa. O problema é invariavelmente alguém ou alguma coisa, nunca ela própria.
Pista nº 2 da vítima: sempre há uma justificativa
Quando não está culpando alguém, a vítima trata de racionalizar ou justificar a sua situação dizendo algo do gênero: "dinheiro não é assim tão importante." Eu lhe pergunto: você acha que, se disser ao seu marido ou à sua mulher, ao seu namorado ou à sua namorada, à sua sócia ou ao seu sócio que eles não são assim tão importantes, algum deles ficaria muito tempo com você? Acredito que não. Tampouco o dinheiro ficaria.
Pista nº 3 da vitima: viver se queixando
Queixar-se é a pior coisa que alguém pode fazer por sua saúde e riqueza. A pior mesmo. Por quê?
Acredito piamente na lei universal que diz: "Aquilo que focalizamos se expande."
Quando você se queixa, no que está se concentrando: naquilo que está certo ou no que está errado na sua vida? Obviamente, está dando destaque ao que está errado. E, uma vez que aquilo que é focalizado se expande, você só receberá mais do que está indo mal."
Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker