Retomada do mercado imobiliário em 2020: sai na frente quem estiver preparado
O ano de 2019, especialmente no quarto trimestre, representou uma retomada de fôlego no mercado imobiliário no país e as previsões para 2020 são animadoras. A construção civil foi uma das responsáveis por esse crescimento e ajudou a segurar o PIB (Produto Interno Bruto), com alta de 0,4% no segundo trimestre. Outro fator responsável foi também uma melhor condição para o financiamento da casa própria, com juros mais baixos e linhas de crédito mais atrativas para os compradores.
A economia também deu sinais de melhora no segundo trimestre do ano passado de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Uma estabilização, apesar de lenta, na empregabilidade da população também incentiva a compra de bens duráveis e da casa própria. No Distrito Federal, de acordo com dados do SECOVI-DF, o índice mensurado no mês de outubro de 2019 comprovou uma retomada do mercado imobiliário na capital do país.
Ainda segundo o SECOVI-DF, o índice de rentabilidade residencial registrou maiores valores nos imóveis de 1 dormitório (0,54%) e quitinete (0,53%) em Águas Claras e de 3 dormitórios no Guará (0,50%). Mostrando inclusive, uma tendência na busca por imóveis menores, destinados a um único morador, como os studios, quitinetes e apartamentos de um quarto. O índice de rentabilidade comercial representou um aumento na busca por salas em Águas Claras (0,80%) e loja (0,77%) e lojas em Taguatinga (0,69)%), certamente impulsionados pelo empreendedorismo.
Apesar das boas notícias, os profissionais do setor imobiliário que desejam sair na frente, precisam estar preparados para esse momento de retomada. Pensando nisso, preparei algumas dicas para você, profissional da área, estar pronto para quando as oportunidades surgirem.
Fique de olho nas tendências de mercado para 2020
Sun Tzu, em sua clássica obra “A arte da guerra”, já sinalizava que é fundamental conhecer o terreno e os “inimigos” antes de partir para a batalha. Assim, antes de pensar nas suas estratégias de vendas, de abordagens de clientes ou até de atendimento, sempre procure analisar as tendências do mercado para o setor. Além de fazer uma observação constante de como profissionais de referência no segmento atuam. Ler as notícias ou escutar podcasts do setor imobiliário também podem ajudar você a ter insights poderosos para a montagem de planejamentos e estratégias.
Mantenha-se com os cursos atualizados
Atendimento ao cliente, vendas, Excel, Trello, Gestão do Tempo, além de vários outros cursos e ferramentas que podem te ajudar a vender mais e melhor. Isso sem falar na gestão eficaz da sua carteira de clientes. Tire um tempo do seu dia apenas para investir tempo ou dinheiro na sua formação pessoal e, na ausência de recursos financeiros, existem vários cursos gratuitos online ou no Youtube para aprimorar as suas habilidades na vida profissional ou na vida pessoal. Sempre que possível, leia um livro: ampliar seus conhecimentos é fundamental para ter mais sucesso nas suas empreitadas.
Faça uma gestão mais próxima da sua carteira de clientes
Uma boa carteira de clientes é o que há de mais valioso para o segmento imobiliário. Essa construção acontece com muita determinação, confiança e bom atendimento. Além disso, esteja sempre próximo(a) dos seus clientes para quando eles mais precisarem, você estar pronto para atendê-los. Por isso, disponibilize os seus canais de comunicação e seja o mais assertivo possível durante os negócios.
E, diante das boas notícias e de uma dose de disposição para trabalharmos duro nesse 2020, eu me despeço desejando a todos ótimos negócios!
Abraços,
Leonardo Guerra