REVOLUCIONÁRIOS DA REUTILIZAÇÃO
Artigo do colunista Paulo Oliveira, publicado no Blog Marketeiro Confesso.

REVOLUCIONÁRIOS DA REUTILIZAÇÃO

O fato de que o planeta possui recursos limitados, e o modelo econômico de consumo em massa, sustentado pelas grandes empresas por décadas, levou a sociedade a repensar as maneiras de consumo. Provando ser uma mudança realmente necessária no mundo de hoje.

Foi então que o consumo consciente veio como uma tendência. Mundo afora são diversas ações e hábitos que vem ganhando força e tem mudado o panorama das decisões do consumidor. 

Para os próximos anos da década os consumidores que se importam com o meio ambiente e procuram reduzir os impactos para o planeta continuarão a crescer. A poluição plástica e o desperdício das embalagens que deveriam ser recicladas, está preocupando cada vez mais. O plástico é um dos responsáveis pelo aquecimento global.

As pessoas entendem que suas escolhas terão impacto para a sociedade e para o meio ambiente, e preferem marcas, produtos ou serviços que tenham em sua essência, a mesma filosofia, para garantir um mundo mais sustentável.

O conhecimento do consumidor acerca dos processos de produção, o tornou mais exigente com a indústria. Testes em animais outrora comuns para a indústria de cosméticos, não são mais aceitos, assim como produtos que agridam o meio ambiente. 

Vamos analisar alguns números, uma pesquisa recente publicada pela empresa Opinion Box, mostra a percepção dos consumidores brasileiros sobre sustentabilidade e engajamento social das empresas, são dados interessantes. 

Segundo o levantamento:

• 42% dos entrevistados se preocupam muito com práticas sustentáveis quando compram algo e 49% deles se preocupam pelo menos um pouco.

• 54% das pessoas sempre ou com frequência preferem marcas famosas por cuidarem do meio ambiente.

• 65% dos consumidores deixariam de comprar produtos de uma empresa que poluísse o meio ambiente.

• 66% responderam que abandonariam uma marca envolvida com trabalho escravo.

• 42% não toleram uma marca que tivesse denúncia de assédio sob investigação.

A partir das constatações acima fica evidente a preocupação com o politicamente correto, e o consumidor exige cada vez mais isso de uma marca que ele consome e consequentemente o representa.   

Em relação ao plástico as empresas procuram uma saída em opções reutilizáveis ou com refis, que utilizam quantidade menor de matéria-prima. É importante que as corporações encontrem uma linha tênue entre conveniência e sustentabilidade e incentivem essas opções, para que se torne um hábito na vida do consumidor.

No Japão em 2019, a marca de chocolates KitKat da Nestlé, anunciou a substituição da embalagem plástica por embalagens recicláveis de papel para os chocolates. De quebra no papel vem instruções para a criação de um origami a partir da embalagem e traga momentos de alegria e tenha mais de uma utilidade. 

A reutilização está em alta e vem a ser uma tendência para as grandes empresas no futuro breve. 

 

 

Os textos assinados são de total responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do Blog ou dos outros colunistas.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marcus Tonin

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos