Rio 2016: o que tirar de lição dos atletas olímpicos

Rio 2016: o que tirar de lição dos atletas olímpicos

Mais do que um excelente modo de diversão, de conhecer esportes diferentes e as peculiaridades dos atletas, as Olimpíadas são uma grande oportunidade para tirarmos grandes lições para a nossa vida. Afinal de contas, não é por acaso que esses atletas são considerados os melhores do mundo no esporte que praticam.

 Persistência

Os atletas estão sempre em busca de melhorar seus resultados, de vencer o adversário, de alcançar seus objetivos. Se tivessem desistido na primeira dificuldade, não estariam nas olimpíadas. Um exemplo foi a equipe brasileira feminina de handebol, que venceu a França nos últimos segundos de partida. As brasileiras estavam vencendo o jogo, quando as francesas empatam o jogo nos últimos instantes. Sem perder tempo, a equipe do Brasil partiu em busca de mais um gol e o fez enquanto a francesa ainda comemorava o empate.

A judoca Rafaela Silva precisou superar o erro cometido no passado, as críticas recebidas e o preconceito recebido nas redes sociais para se tornar campeã olímpica. De família pobre, teve milhares de oportunidades para desistir do seu sonho. Mas foi persistente e, por isso, é vitoriosa.

 Resiliência

Segundo o dicionário a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. Muitos atletas, para conquistarem uma medalha, passam por várias provas. Vencendo ou perdendo cada etapa, precisam voltar a se concentrar para as próximas, superando o cansaço, as dores musculares ou até o excesso de confiança criada após várias provas vencidas (o atleta olímpico sabe que cada jogo tem uma história diferente a ser trilhada, por isso, a falta de humildade pode levá-lo à derrota)

 Espírito de Corpo / Trabalho em Equipe

Mesmo nos esportes individuais, atletas (até de países distintos) se ajudam naquilo que podem, com equipamentos, oferecendo apoio moral, etc. Quem é bom mesmo, mostra sua superioridade no momento da prova, não nos bastidores.

 Busca constante pela superação

Os esportistas de alto rendimento estão sempre em busca de estratégias que vão fazê-los surpreender os adversários ou melhorar aquele centésimo de segundo em seu tempo de prova. Também aprendem a conviver com dores e dificuldades do dia-a-dia, sem murmurações.

 Coragem

Em muitas oportunidades, precisam arriscar um bom resultado para conquistarem outro melhor. Em alguns esportes, é preciso coragem para arriscar a própria saúde, correndo risco de sofrerem acidentes. O controle emocional é um auxiliar para que as decisões difíceis não acarretem prejuízos.

 Esses são alguns dos exemplos deixados pelos atletas olímpicos para a nossa vida. Principalmente em momentos de crise, como a atual, é preciso sermos persistentes e resilientes para alcançarmos nossos objetivos, mesmo que eles estejam muito distantes.

Devemos superar as nossas capacidades a todo o momento, seja nos aperfeiçoando, seja procurando a correção de erros e deficiências. E nos momentos de dor e dificuldades, manter o equilíbrio emocional e ter coragem para arriscar podem ser a chave para a retomada da corrida rumo ao sucesso.

Por fim, nenhum ser humano nasceu para viver sozinho. Por isso, devemos nos aliar a bons competidores pela busca da medalha de ouro das nossas vidas.

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos