Você e seu e-Commerce de Sucesso. PARTE II
INVISTA EM CAPACITAÇÃO DE PESSOAL
Para montar um e-commerce também é necessário pensar o back-office.
O empreendedor digital deve ter consciência da necessidade de investimento em capacitação, tanto no que diz respeito à gestão do e-commerce quanto aos seus colaboradores. E mesmo as mais básicas, toda loja virtual, possui processos:
1. Receber o pedido de venda que foi gerado na plataforma;
2. Verificar os pagamentos (boletos, cartões, depósitos bancários, etc);
3. Separar os pedidos e conferir a separação (picking);
4. Embalar as mercadorias (packing);
5. Emitir as notas fiscais eletrônicas e etiquetas;
6. Expedir e/ou despachar as mercadorias;
7. Acompanhamento da entrega do pedido (mantendo o cliente informado).
Assim que sua loja virtual começar a ficar mais complexa, você vai precisar de um sistema que facilite a operação e automatize alguns processos.
FLUXO DO PROCESSO DE VENDAS DO E-COMMERCE
A TECNOLOGIA INFLUENCIA O DESEMPENHO DO MEU PROJETO?
Sim. Aliás, é uma das primeiras e mais importantes decisões a serem tomadas. Você precisa conhecer, ao menos saber, quais são as tecnologias disponíveis para fazer a escolha que mais se adapta ao seu projeto.
Atualmente existem diversos tipos de plataformas e-commerce que podem ser adotadas para criação de lojas virtuais; com soluções prontas ou que podem ser adaptadas para se encaixarem dentro das suas necessidades.
GRATUITAS / OPEN SOURCE
VANTAGENS
O Código da plataforma de e-commerce é desenvolvido por uma comunidade de desenvolvedores, e disponibilizado para download para quem quiser testar o sistema. Possui avançados recursos, atualização constante, principalmente nos casos de comunidades mais ativas como a Magento. Módulos adicionais podem ser instalados, incluindo recursos avançados de SEO.
DESVANTAGENS
Os significativos custos de instalação, configuração e a manutenção da Plataforma. O grátis de uma loja virtual open source é "apenas o código". Exige servidor robusto, semi-dedicado ou dedicado. Possui custo de hospedagem mais elevado. Sistema com curva de aprendizagem bastante longa. Possíveis exposições de falhas de segurança. Exige mão de obra altamente especializada e acompanhamento constante de um técnico em programação para fazer a manutenção do sistema e atualizá-lo sempre que a comunidade de desenvolvedores disponibilizar novas versões. O distribuidor (comunidade PHP) não oferece suporte. Exige uma estrutura de TI mais elaborada.
PLATAFORMAS PAGAS
As lojas virtuais alugadas, antes de mais nada, são uma ótima opção para empreendedores que estão iniciando um negócio, querem apostar no ambiente online sem grandes investimentos, ou ainda, desejam conhecer o funcionamento e possibilidades de êxito do negócio fazendo um teste.
VANTAGENS
O baixo custo de aluguel é o grande atrativo e uma das vantagens. Os planos já incluem a hospedagem, manutenção, suporte técnico (por telefone, chamados, chat), criptografia de dados via certificado de segurança https (SSL 2048 bits). Recursos que uma pequena ou média loja necessita. Não exige mão de obra especialista em programação ou análise de sistemas. Possuem "plugins" para integração com redes sociais, formulários mais robustos, agenda de eventos. Algumas inclusive já são mobile-friendly, possuem integração com produtos Google, teste A/B, relatórios administrativos, transações ilimitadas.
DESVANTAGENS
Ficar preso a uma empresa.
Algumas cobram, além da manutenção, percentual sobre as vendas.
Falta de flexibilidade para alterações de funcionalidade e layout.
As possibilidades de trabalhar o SEO serão limitadas.
Obrigado por sua atenção, e no próximo post vou tratar de opções para as formas de pagamento e segurança.