Série: O varejo Não Espera o Amanhã Episódio 16 – Pensando no local do seu negócio, qual o melhor tipo de contrato de locação? Parte 2
Olá, rede, como estão? Seguindo nas reflexões sobre contrato de locação, hoje quero analisar com você os riscos dos contratos e, ao final, lhe dar algumas dicas muitos importantes. A má gestão de contratos pode acarretar riscos significativos para seu negócio. Todo contrato deve resguardar o locador e o locatário, mas, infelizmente, o locatário acaba sendo penalizado ao final em alguns casos. Já passou por alguma situação assim?
Aqui estão alguns exemplos de riscos pensando em contratos BTS e convencionais.
Riscos em Contratos BTS (Build to Suit)
Riscos em Contratos Convencionais
Recomendados pelo LinkedIn
Identificação de Riscos – Caso Real
Identificar esses riscos ajuda a tomar medidas preventivas. Vou dar um exemplo que aconteceu na minha farmácia: tínhamos um contrato com uma construtora que resultou em despesas desnecessárias devido a cláusulas desfavoráveis. A empresa pagou aluguel por quase um ano sem usar o imóvel, tudo por causa de uma cláusula mal elaborada.
Assim, para evitar problemas como esse e abrir novas farmácias, tive que tomar algumas decisões importantes. Hoje, temos um nível de criticidade na avaliação dos contratos e criamos processos rigorosos de conformidade para evitar problemas futuros. Quero aproveitar e lhe dar dicas para definição das condições contratuais:
Espero ter trazido algumas reflexões importantes para seu negócio. Lembre-se, uma gestão de contratos eficaz é fundamental para evitar riscos e garantir o sucesso do seu negócio!