Síndrome de Burnout o mal do século

Síndrome de Burnout o mal do século

Pelo segundo ano consecutivo comemoramos o dia do trabalhador no período epidêmico e não podemos esquecer que além de dignificar o trabalho em excesso pode ser um fator estressor que afeta o bem-estar físico e mental do trabalhador. 

Você já se percebeu durante o trabalho com dificuldade de concentração, desanimado, sem interesse, lapsos de memória, um cansaço excessivo e aquele trabalho que era extremamente prazeroso perde o brilho que tinha antes. Esse estresse excessivo e crônico pode estar associado diretamente com sua relação com o trabalho e esses sinais podem ser um alerta ao desenvolvimento da Síndrome Burnout.

A Síndrome de Burnout é caracterizada por um estado de exaustão excessiva, muito comum em profissionais que têm que lidar com pressão e responsabilidade constante, mas qual profissional não lida com muita responsabilidade não é verdade?! Então é importante ficar atento aos sinais e sintomas.

A causa dessa síndrome ocorre basicamente por um volume excessivo de trabalho, jornadas extremamente prolongadas, os sintomas poder ser físicos e psíquicos, o sintoma mais comum é a sensação de esgotamento que pode resultar em dores de cabeça, cansaço, insônia, irritabilidade, isolamento, dificuldade de concentração, ansiedade, etc.

O diagnóstico pode ser feito por profissionais especialista em saúde mental como psicólogos ou psiquiatras. O tratamento psicoterápico ajuda, mas há casos em que é necessário o uso de medicamentos e claro não podemos esquecer que serão indicadas mudanças importantes no seu estilo de vida.

Saúde mental importa, cuide da sua !

Por: Martina Guimarães – Psicóloga

@psicologiavidaemente


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Martina Guimarães

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos