Só terei Futuro se viver o Presente
Declaro que a partir de hoje respirarei e viverei só o presente.
Do passado trarei exclusivamente as boas lembranças e os ensinamentos que acumulei em todos estes anos de vida.
Do futuro, a única coisa que quero é a esperança.
Não é possível vive-lo antecipadamente. Farei planos, traçarei objetivos, mas só aqueles que poderei construir, peça por peça, a partir do exato instante que os estabelecer.
Dividirei meus planos e objetivos em grandes e pequenos puzzles. E só me apropriarei e ocuparei minha mente com eles a partir do momento que puder colocar as primeiras peças na mesa.
E cada peça encaixada, vou encarar como uma vitória. A ser comemorada e celebrada.
Afinal, não faz sentido escalar uma alta montanha tendo como única perspectiva de vitória chegar ao cume, sem respirar e sentir toda a jornada. E com isso, fechar os olhos a todas as experiências que se pode saborear pelo caminho.
Decido que o que faz sentido é aproveitar e experimentar cada centímetro desta subida. Apreciar as vistas, os detalhes, reparar nas flores ao longo do trajeto, respirar conscientemente a cada instante. E aí sim, quando chegar ao cume, além de comemorar o grande objetivo alcançado, olhar para o pé da montanha e, com alegria, ter gratidão por todos os desafios superados e, principalmente, se alegrar por todas as pequenas vitórias e prazeres experimentados ao longo da jornada.
Declaro que a partir de hoje respirarei e viverei só o presente.
Em relação ao passado não há absolutamente nada que possa ser feito para mudá-lo. E, vive-lo no presente, é ainda pior que viver o futuro no presente.
Carregarei do passado as experiências, as sensações que tive o prazer de sentir ao longo da minha jornada. E sim, nunca mais deixarei que o meu passado me defina, ocupe meu presente ou faça parte do meu futuro.
Decreto que a partir de agora, a culpa, o arrependimento e a sensação de que poderia ter feito ou sido diferente estão oficialmente mortos e enterrados.
Declaro que a partir de hoje respirarei e viverei só o presente.
Pois, só se vive no presente e é só aqui que posso escrever a minha história, mudar meus hábitos e estabelecer o que me faz feliz e quais caminhos quero percorrer.
Meus sonhos, viverei agora, e serão construídos a cada instante, a cada respiração consciente.
Afinal, só terei FUTURO, se viver o PRESENTE.
Gratidão!