Saúde Mental e COVID-1
Vivemos tempos de incerteza. Negar não é nada saudável.
Acima da disputa economia X saúde está o bem-estar e sanidade de grupos e indivíduos. Doentes tomam decisões ruins e isso se aplica ao nosso bem-estar mental, tanto quanto físico.
Um olhar positivista diante da pandemia é necessário. Cuidado porém, com o "polianismo" de negar os riscos e mazelas óbvios. Ou seja: informe-se bem, até que esteja satisfeito.
Para nos informar sobre um assunto novo, partimos de nossos valores e conceitos anteriores. Mantenha esse modo de aprendizagem ciente. Para sua informação pessoal ("acalmar a ansiedade"), não é necessário buscar informações em varias fontes. Eleja uma de sua preferência e acompanhe. Caso seja um formador de opinião ou trabalhe diretamente com o COVID19, provavelmente você já sabe como se informar.
A visão positiva que sugiro mantermos é aquela oposta ao fatalismo. É alguém que não se deixa abater e mantém a disponibilidade e boa-fé. Isso ativa a criatividade, que é um traço de inteligência fundamental quando nos deparamos com um problema inédito.
Sobre a criatividade: para que este traço de personalidade desenvolva-se são necessários vários fatores, com destaque à organização e rotina. Em tempos de home office com filhos, cachorro, cônjuge e o-que-mais-aparecer, estes dois elementos tomaram maior importância. Dessa forma, seja rígido com seus horários, organize sua agenda, estabeleça tarefa e priorize-as, não esquecendo do tempo dedicado ao lazer, formação e, claro, horário de início e fim de jornada de trabalho.
Aproveite essa nova modalidade de trabalho e faça seu escritório em casa (home office) cada vez mais agradável. Decore do seu jeito, com uma fotografia ou uma planta.
Trate também do seu corpo. Deixe sua morada com a sua cara. Experimente maquiagens novas, aumente ou elimine a barba.
Quando estiver diante de uma decisão difícil ou estafado, escute uma música que gosta, vá à cozinha abrir sua geladeira, ou beije no seu filho, essas coisas que só seu lar tem! Isso aumenta a oxigenação cerebral pois é um estímulo prazeroso e relaxante, favorecendo o surgimento de novas idéias, exatamente o que precisamos atualmente, certo?
Note que trata-se de uma mudança de postura, de modo de enxergar o mundo (chamada mudança de paradigma). Adotar uma nova rotina, mais alinhada aos nossos objetivos pessoais traz mais prazer, aumentando a disponibilidade de endorfina e dopamina, substancias/neurotransmissores ligados ao prazer e bem-estar. São benefícios que ultrapassam o tempo pandemia.
Lembre-se de cuidar da sua saúde física e mental.
Um abraço!