A sabedoria das crianças
O que vou contar aqui é fruto da percepção e convivência com meus filhos, portanto passível de erros.
Hoje acordei cedo para preparar uma surpresa de dia das crianças.
Enquanto preparava uma brincadeira e escondia os brinquedos pela casa, pensei sobre o quanto os dias ficaram curtos para tudo o que nos oferece e nos cobra a vida moderna.
Parece que toda rotina não cabe mais em 24 horas, deixando as pessoas vivendo no automático, estressadas e perdendo a essência.
Me tornar pai, fez com que eu evoluísse como pessoa e profissional.
Observando meus filhos e outras crianças tenho a oportunidade de relembrar todos os dias algumas lições que esquecemos ao longo da vida. Como se eu tomasse diariamente um santo remédio que me rejuvenesce.
As crianças são sábias e capazes de transmitir lições poderosas para quem souber entendê-las.
Meus filhos me ensinam a aproveitar o momento. A maioria dos adultos vive com a cabeça no passado ou planejando o futuro. Se esquecem de viver o presente.
As crianças querem saber do que poderão aproveitar naquele momento. Do que vão brincar hoje. Vivem o aqui e o agora. Parece que o passado não existe e o futuro é algo muito distante. Vivem intensamente como se não houvesse amanhã.
Se ocupam verdadeiramente em se divertir.
Acordam e dormem pensando em brincar.
Eles me ensinam a ter alegria. Que precisamos de tempo para nos divertir e de não ter vergonha disso.
As crianças não tem vergonha de dizer o que sentem. Riem quando estão contentes e choram quando algo as desagrada ou estão tristes. Para eles não há rancor nem amargura. Falam e demonstram quando gostam ou não gostam. Expressam a verdade verdadeira.
São imunes aos preconceitos e qualquer tipo de rótulo, pois tem uma facilidade incrível de se relacionar. Intuitivamente percebem a riqueza que há na diversidade das coisas e das pessoas.
Olham o mundo com admiração e tem alegria de experimentá-lo. São curiosas e querem um mundo de mistérios para descobrir, bem como de lugares para explorar. Se interessam pelo novo e estão atentas a todas as oportunidades de aprendizado. Estão livres do orgulho que as impede de aprender.
Para elas descobrir o mundo é uma necessidade, para o adulto é uma opção.
Infelizmente ao nos tornarmos adultos vamos perdendo algumas das características que hoje são muito valorizadas nos relacionamentos, trabalho e carreira.
Estamos deixando de lado a capacidade de admirar e valorizar pequenas alegrias. Deixamos de enxergar a vida com um pouco mais de leveza e descontração quando temos oportunidade.
Assim visualizamos o mundo escasso, limitado, difícil e chato. Diferente das crianças que veem o mundo próspero, ilimitado, simples, flexível e cheio de possibilidades.
Que tal, sempre que pudermos, seguir o exemplo das crianças?
Encontrar nas lições delas uma grande oportunidade para adquirir sabedoria.
Aproveite o dia de hoje e deixe que a criança que existe dentro de você o torne um adulto mais completo, humano e feliz.
Feliz dia das crianças!