O que uma criança nos ensinaria, hoje?
Acredito que o feed de suas redes sociais esteja abarrotado de fotos dos seus conhecidos, quando eram crianças, estou certo? Enfim, o que mais me chamou a atenção é o saudosismo que, comumente, demonstramos ao falar de nossa infância, é como se algo muito importante tivesse se perdido durante o caminho e, hoje, não conseguimos enxergar a nossa vida adulta com o mesmo carinho, leveza e paixão.
Não sou eu quem responderá a este mistério que atravessa o século, tampouco discorrer sobre as mazelas do dia a dia de uma vida adulta, mas que tal resgatarmos a nossa infância e aprendermos com o nosso "eu" de 7 anos?
Passou um filme relembrando a minha infância, percebi que o "Luquinhas" teria muito a me ensinar hoje em dia, tomaria um "puxão de orelha" em diversos aspectos da vida.
Separei estes 6 ensinamentos que aprendi com o meu "eu" criança:
Dê o devido valor ao descanso
Aquela soneca de criança pós almoço, quem não sente falta? Não se culpe em querer descansar e dar uma pausa, você não é uma máquina. Recarregue as baterias, respire e vamos para a batalha, mas sem esquecer da saúde dos nossos corpos e mentes.
Viva a curiosidade
Na fase do conhecimento, as crianças sempre estimulam os seus 5 sentidos no intuito de conhecerem o mundo ao seu redor. Que essa curiosidade nos seja diária, de querermos conhecer o mundo ao nosso redor e de instigarmos a nossa realidade fértil ao nosso favor.
Não tenha medo de demonstrar afeto
Acho que essa é unânime, a sinceridade do afeto de uma criança. Que não tenhamos medo de demonstrar os nossos sentimentos, que saibamos que é normal se expressar, seja a felicidade ou seja a tristeza. Ter inteligência emocional é conhecer os seus sentimentos e não reprimí-los totalmente.
Uma ajuda é sempre bem vinda
Percebo, hoje em dia, quase que um proselitismo de que devemos ser autosuficientes, e isso é muito equivocado. Somos seres humanos, limitados, que se fadigam, longe de sermos uma "máquina" e que precisamos do próximo. Exerça a ajuda, peça ajuda, isso não é uma relação de dependência e sim de humildade, e de que tudo fica mais fácil ao partilhar com o próximo.
Seja feliz à sua maneira
Focamos tanto em posses, boletos a serem pagos, reuniões e relatórios, que nos esquecemos do principal, de sermos felizes. Claro que tudo isso também é importante, mas felicidade também é significado de saúde e riqueza. Explore seus hobbies, divirta-se em família e dê boas gargalhadas.
Família é prioridade
Sabemos que família são todos aqueles que nos enchem de amor eestão presentes na nossa vida. Na correria da vida adulta, perdemos diversas oportunidades de passar mais momentos com quem merece todo o nosso carinho e afeto. "Família" é prioridade e merece a mesma atenção que damos a um simples relatório de um superior no trabalho.