Série Acelere Sua Carreira: Saber Falar em público é importante?
Quando pensamos em falar em público, logo nos vem à mente a imagem de um púlpito ou palco, uma tela e um projetor, slides e um microfone.
Porém, a arte de falar em público é muito mais ampla. Em cada conversa, reunião ou telefonema que você faz durante seu dia de trabalho, está exercitando a arte de falar, a arte de se comunicar.
Para captar o interesse de seu interlocutor, ou de sua platéia, sua mensagem deve ter clareza e objetividade. Quer um exemplo? Sabe aquele seu amigo ou companheiro de trabalho que começa a falar de um assunto e termina em outro? Você o cumprimenta com um “bom dia” e ele começar a explicar todo o seu trajeto desde a casa até a empresa, e entra em detalhes sobre o barulho estranho que o carro fez e ai dispara a contar sobre a viagem que fez à praia, etc.
E você ali, doido para arrumar uma desculpa para sair dali e ir cuidar de sua vida.
Será que sua comunicação tem sido clara e objetiva? Temos muita dificuldade em avaliar a forma como nos comunicamos. E raramente as outras pessoas nos alertam sobre os problemas e erros que cometemos ao falar.
Antes de começar a desenvolver a capacidade de fazer apresentações, analise sua comunicação cotidiana, sua forma de se expressar.
Dicas para apresentações
Mas a competência que realmente faz a diferença na carreira de profissionais de sucesso é a capacidade de fazer apresentações para públicos diversos. Desde a venda de uma proposta comercial a um grupo de clientes, passando pelas reuniões com funcionários ou participantes de um grupo de trabalho, até as palestras motivacionais que os líderes precisam fazer para suas equipes, um grande profissional precisará exercitar esta capacidade diversas vezes em sua carreira.
E a qualidade destas apresentações pode ser a diferença entre a mediocridade e o sucesso profissional.
Conheça a ti mesmo
Bons oradores desenvolvem um bom autoconhecimento e domínio de si, além de um profundo conhecimento do tema sobre o qual precisam falar. Planejam sua fala de forma a utilizar o ambiente e os recursos de que dispõe para exprimir suas idéias e convicções e atrair a atenção e o interesse do público.
Utilizam a voz de forma ritmada, evitando o tom monocórdico, alterando a altura, intensidade vibração e o entusiasmo para enfatizar os pontos mais importantes do discurso, com um tom amigável e sem exagero.
Vê Se Te Enxerga!
Ser modesto e despretensioso também é um aspecto chave para o sucesso ao se falar em público. Arrogância afasta o público. Você não está no palco para mostrar sua superioridade. Apenas tem um tem um ponto de vista sobre um determinado assunto e a oportunidade de defendê-lo frente a um público, que pode concordar ou não com sua visão. O bom palestrante estabelece um diálogo, por meio da percepção da reação do público às suas opiniões.
Comungue!
Comunicar e Comungar são palavras com origens semelhantes, e expressam a idéia de dividir, compartilhar. Você deve falar com cada pessoa da forma que ela entende. O respeito deve ser total, mesmo que o público seja formado por subordinados hierárquicos. Não se sinta superior. Faça contato visual com público, uma pessoa por vez, e busque pessoas que apóiam.
Mas tome cuidado com o olhar. Não se fixe nem fique pulando o olhar muito rapidamente, para não passar a impressão de que está perdido ou nervoso. Por outro lado, não fique olhando para o fundo da platéia ou para o nada, pois o público o achará arrogante.
Seja oportuno. Amarre suas observações ao jornal de hoje. Atualize constantemente seu material. Identifique como o tema de sua palestra é impactado pelas mais recentes notícias.
Isto é uma palestra ou uma comédia?
Muitos livros sobre oratória sugerem que uma boa forma de começar uma palestra é contar uma piada, para “quebrar o gelo”. Eu acredito que piadas são muito boas para o seu grupo de amigos. Mas não para falar com um público que você não conhece.
Você pode (e com certeza, vai) ofender alguém da platéia. O que pode ser desastroso. Principalmente se a piada for preconceituosa.
Faz Parte do Meu Show
Auxílios audiovisuais ajudam, mas devem ser claros e simples. O Powerpoint oferece dezenas de efeitos fantásticos... E entediantes... E confusos... E desastrosos. Use-os com parcimônia. Mescle a utilização dos recursos didáticos. Use o datashow, mas também estabeleça discussões baseadas em textos atualizados retirados de revistas e jornais, utilize trechos de filmes.
Por fim, as cinco dicas mais importantes
Não importa quantos livros leia e cursos faça. Assim como em todas as áreas, seja no esporte, nas artes ou em qualquer atividade humana, só existe uma dica que realmente é importante. Só há um segredo para ser excelente em qualquer atividade, como saber falar bem em público.
Então, ai vão as cinco dicas mais importantes para se aprender a falar bem em publico:
Dica 1 - Pratique
Dica 2 - Pratique
Dica 3 - Pratique
Dica 4 - Pratique
Dica 5 - Pratique
Arrume qualquer pretexto para dizer algumas poucas palavras em público. Seja na sua empresa, na escola, na reunião de pais e mestres da escola, em uma reunião da comunidade, na igreja, ou até mesmo na reunião de condomínio.
Treine com sua família. Treine com seus amigos, com seus animais.
Mas o importante é que fui perdendo meus receios e medos de falar em público. Experimente. Você vai ver como ser um bom orador faz toda a diferença para a sua carreira.
Gestor de Ativos e Manutenção | Engenheiro Mecânico | Lean Six Sigma | Black Belt | Mineração | Retired
7 aMuito boas dicas! Obrigado!
Supervisor de Lavra / Produção/Manutenção, Blaster (disponível)
7 aÓtimo Texto, pra aprender e praticar.