Musica e Carreira: Faça uma lista
À medida que ficamos mais maduros, vamos aprendendo que poucas coisas são para sempre. Quando jovens, achamos que sempre conviveremos com as mesmas pessoas, que amaremos nossa primeira namorada para o resto da vida (alguns realmente amam), que ficaremos na mesma empresa por toda nossa carreira (o mito de "não ter carreira suja"). Vamos abandonando gradativamente nossas raízes, nossos sonhos de infância, e construindo outros.
Não estou aqui dizendo que isso seja positivo ou negativo. Tudo sempre tem os dois lados. Mas uma música de Oswaldo Montenegro me fez pensar mais profundamente sobre essas mudanças:
Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais
Há muitos anos, eu escolhi uma carreira e uma filosofia de vida que me permite conhecer pessoas novas todos os dias e me possibilitou morar em diversas cidades e estados de nosso país. Foi uma escolha pessoal, baseada em meu plano de carreira e de vida e que tem a ver com meus valores pessoais.
Mas quantos de nós vamos deixando a vida correr seu curso e vamos gradativamente nos afastando das pessoas. Insisto aqui que isso não é positivo nem negativo. Mas precisa ser uma escolha. Não algo que acontece simplesmente por que vamos nos acomodando em nossa zona de conforto.
As pessoas que hoje estão buscando emprego reclamam sempre do fato de que os antigos colegas evitam até atender as ligações, talvez por medo de que o desempregado vá pedir algo. E assim bons relacionamentos são jogados fora.
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Pense em seus sonhos de criança. Nos planos da adolescência. Nas expectativas do início da carreira. Quantos você realmente perseguiu. O que você ainda gostaria de fazer? o que te faria mais realizado do que é hoje? Não que esses sonhos e planos sejam os únicos certos. Mas minha pergunta novamente é: você os abandonou por uma decisão pensada? ou simplesmente os esqueceu no canto da sua vida?
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria
Essa é a pergunta mais forte e impactante da música. Temos medo de olhar no espelho. Por que não nos reconhecemos nele. Leone, em sua musica Dublê de corpo, diz: "eu não me reconheço mais, olhando as fotos do passado, o habitante do meu corpo, esse estranho dublê de retratos". Ou seja, ele se vê no agora e nem se lembra mais de quem era no passado.
Por outro lado, Nando Reis diz: "Eu não tenho mais a cara que eu tinha, No espelho essa cara já não é minha". Ele se vê no passado. E conclui: Não vou me adaptar!
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber?
Temos uma grande tendência a dar mais importância às coisas do que elas realmente tem. Quanto sofremos por coisas bobas, que depois não fazem mais sentido.
Pense nas brigas que já teve na empresa. Nos ressentimentos que te marcaram. Naquela reunião que você acho que foi esquecido ou pouco ouvido. Qual a importância disso agora? valeu a pena as horas remoendo esse problema que naquele momento parecia enorme e que hoje, não faz diferença?
Tentamos o tempo todo nos conformar a um modelo: o aluno ideal, o candidato ideal, o funcionário ideal. E assim vamos limando nossas diferenças, nossas excentricidades, nossa criatividade. Como bem diz Sir Ken Robinson:As escolas matam a criatividade. e eu me arrisco a dizer: e as empresas a sepultam. E a música nos levanta esse questionamento:
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você?
O Linkedin permite um número máximo de contatos e não consigo mais aceitar conexões. Para acompanhar meus artigos sobre carreira. negócios, educação e empregabilidade, acesse meu perfil clique nos 3 pontinhos ao lado direito da foto e escolha a opção SEGUIR
Links para os artigos da Série já publicados:
Música e Carreira: Faz de conta que sou mudo
Música e Carreira: VENHA! Que o que vem é perfeição.
Música e Carreira: Um mais Um é sempre mais que Dois. Mas temos que ser mais do que palavras!
Música e Carreira:Enquanto estamos preocupados em atacar, esquecemos de evoluir.
Música e Carreira: Que sujeito chato sou eu que não acha nada engraçado.
Música e Carreira: Eu sou apenas Humano, afinal de contas!
Música e Carreira: Tudo Passa. Tudo sempre passará
Música e Carreira: Vá fazer alguns amigos ou você vai ser solitário
Música e Carreira: O fruto do trabalho é mais que sagrado!
Música e Carreira: Estrela, se é de batalhas que se vive a vida, tente outra vez!
Música e Carreira: A vida é trem bala. Você está investindo o seu tempo no que realmente importa?
Música e Carreira: Não deixo a vida me levar. A vida, levo eu!
Música e Carreira: Antes de criticar quem chegou lá, conheça a estrada que ele percorreu.
Música e Carreira: Caia Fora dessa empresa. Agora!
Música e Carreira: Dos meus sonhos vou fazer Um caminho traçado por mim!
Música e Carreira: Ficou desempregado? Faça papel de bobo!
Música e Carreira: Nunca perca a capacidade de se encantar!
Música e Carreira: O que você faz quando ninguém está vendo?
Música e Carreira: Por que teimamos em sonhar pequeno? Libere a força do pensamento.
Música e Carreira: Renato Russo - Disciplina É Liberdade!
Música e Carreira: Renato Russo - Eu quero trabalho honesto, em vez de escravidão!
Música e Carreira: Renato Russo - na empresa, é o bem contra o mal. E você de que lado está?
Música e Carreira: Renato Russo- Poderíamos mudar o mundo! Quem roubou nossa coragem?
Música e Carreira: Renato Russo - Temos todo o tempo do mundo. Será?
Música e Carreira: Vivemos esperando! até quando?
Música e Carreira: Você sente que ainda não explora todo o seu potencial?
Obrigado pela leitura!
Assistente.
7 aMaravilhoso. Obrigada.
Customer Service Manager South Latam - Symrise AG
7 aTexto maravilhoso! Nos faz refletir muito.
Coordenador - Supervisor Administrativo de Vendas | Administrador de Vendas | Comercial | Desenvolvedor de Dashboards em Excel | Analista de Informações Gerenciais - Comerciais
7 aLinda musica do O.M., assim como está linda sua reflexão, que nos faz pensar bastante e que em certos trechos, também me lembra de O Tetro Mágico, que em certo trecho de sua musica/poema Retrovisor diz: Retrovisor nos mostra o que ficou O que partiu, o que agora só ficou no pensamento Retrovisor é mesmice em trânsito lento Retrovisor mostra meus olhos com lembranças mal resolvidas Mostra as ruas que escolhi Calçadas e avenidas Deixa explícito que se for pra frente Coisas ficarão pra trás A gente só nunca sabe que coisas são essas Também não faço analogia aqui do que é certo ou errado, mas nossas escolhas deixam outras de lado, não sabemos quais são, nem se está certo ou errado, ou se foi bom ou ruim...mas que as coisas mudam e que outas ficam para traz.
Sócia na Human Strategy | Executive & Career Coaching | Facilitadora de Treinamento Organizacional
7 aParabéns pois esta musica é uma linda reflexão, criar uma analogia entre suas reflexões em belas palavras foi fantástico.
Gestor da Fazendo Em Casa
7 aExcelente artigo. Interessante quando damos uma pausa nessa vida agitada em que nos colocamos e nesse exato ponto de nossa vida olhamos para trás e para nosso futuro e me faz lembrar de uma frase que ouvi de um amigo de muitos anos. "Nós não mudamos, nós nos adaptamos, nós melhoramos (alguns pioram)." Parabéns pelo grande projeto de sua vida Fabiano Caxito.