Saia da sua zona de conforto em 5 passos infalíveis

Saia da sua zona de conforto em 5 passos infalíveis

Algo que assombra muitas pessoas (e até pouco tempo atrás, a mim também) é sair da zona de conforto. Ela pode parecer um tanto quanto irresistível para algumas pessoas. Afinal, ficar conformado, no mesmo lugar, confortável com tudo que está acontecendo é muito fácil. Quebrar ciclos e começar algo novo pode ser desafiador, logo que exige motivação e comprometimento.

Porém, a zona de conforto representa uma barreira que nos impede de encarar desafios e melhorar nossa vida pessoal e profissional. Saber como identificar esse momento e ir em busca de soluções exige coragem e força de vontade, mas só assim você conseguirá alcançar seus objetivos.

A vida é curta e passa rápido, então é melhor tomar as rédeas da sua própria estrada antes que seja tarde demais. Por isso, hoje eu quero te dar algumas ações que você pode começar agora mesmo para sair da zona de conforto e correr atrás dos seus sonhos! Espero que elas te ajudem assim como me ajudaram.


Reconheça sua zona de conforto

Nem sempre é fácil perceber que você está, de fato, na zona de conforto, mas ela pode estar em vários âmbitos da sua vida. Um ótimo exercício que pode ajudá-lo a reconhecer as áreas da sua vida e o seu nível de satisfação com cada uma é atribuindo uma pontuação que vá de 10 (muito satisfatório) a 1 (não satisfatório):

  • Saúde
  • Espiritual
  • Finanças
  • Desenvolvimento intelectual
  • Mental e emocional
  • Relacionamentos
  • Profissional

A partir disso, você deve criar um plano de ação para mudar aquilo que você não sente como satisfatório em sua vida. Se você chegou aqui, então é porque está decidido a mudar, e deve manter firme suas decisões e atitudes para alcançar o sucesso.


Como a zona de conforto pode te prejudicar?

Não há nada de errado com as pessoas que se sentem confortáveis na zona de conforto. Isso é uma opção individual. Porém, se você quer se desenvolver como pessoa e como profissional, essa posição acostumada não é para você. O problema não é estar a tanto tempo nessa situação, mas sim continuar na mesma apenas por comodismo. Isso pode gerar uma série de sintomas prejudiciais a sua saúde física e mental, como por exemplo:

  • Ansiedade
  • Estresse em excesso
  • Autocrítica exagerada
  • Motivação em falta
  • Vida profissional estagnada
  • Procrastinação constante

Se você perceber que esses sinais estão fazendo parte do seu dia a dia de forma constante, esse é o momento que você precisa para criar forças e buscar novos ares fora da sua zona de conforto.


Como sair da zona de conforto

1. Comece, mesmo se não estiver pronto

Como disse anteriormente, é necessário ter coragem para sair da sua zona de conforto. E isso começa assim que você decide agir, mesmo antes de achar que está pronto. Temos a tendência de permanecermos na inércia, esperando pelo "momento perfeito", mas talvez ele nunca chegue, e você não deve esperar para sempre. Na realidade, ninguém está 100% pronto para começar a agir, mas o frio na barriga deve ser o combustível para que você siga em frente.

2. Confie em seu potencial

Uma das principais características da zona de conforto é pensar que não somos capazes, e com um pensamento pessimista, perceber mais os pontos negativos e conhecimentos que não possuímos do que nossas habilidades. Porém, isso é uma forma destrutiva de fazer você não melhorar e sair do comodismo. Faça um exercício de anotar sempre as coisas boas que você fez no seu dia, as coisas que aprendeu, e tudo aquilo que você vê de bom em si mesmo. Confie nas suas habilidades e coloque-as em prática!

3. Desafie-se a fazer algo novo

Você se lembra quando foi a última vez que fez algo diferente, que nunca fez antes? Quando foi a última vez que você descarregou sua adrenalina? É hora de encarar um novo desafio e dar o primeiro passo. Faça uma lista com dez coisas que gostaria de fazer, mas nunca conseguiu começar de fato. Você não precisa começar por metas tão ambiciosas, pode ser começar um novo hobby, um novo esporte, ou até mesmo ir ao cinema sozinho. Mas é importante que também inclua outros objetivos mais ousados, mesmo que eles não se concretizem tão rápido, para que você sonhe grande para ações grandes!

4. Esqueça as redes sociais por alguns dias

Tudo bem, pode ser muito difícil para você se desconectar, principalmente se você for o tipo de profissional que trabalha com isso. Porém, o hábito de acompanhar as atualizações constantemente é algo viciante. Quando você percebe, passaram horas do seu dia. Experimente ser menos dependente do seu celular, e você verá como seu tempo será muito mais produtivo. Você não precisa saber o tempo todo o que está acontecendo com seus contatos, nem responder as mensagens do grupo imediatamente.

5. Conte com parceiros

Enfrentar as lutas diárias pode ser algo difícil de se fazer sozinho, por isso é muito importante que você tenha uma mão para te ajudar a sair da zona de conforto. Você pode não ter filhos, ou um parceiro, mas você pode contar com seus amigos, familiares ou até mesmo o seu animal de estimação! Busque estar perto de pessoas que te apoiam, que querem ver o seu bem e que podem te auxiliar a seguir em frente.

Pronto para encarar os desafios para se livrar da zona de conforto? Dar o primeiro passo é libertador, e se você conseguir me conte o que você precisou fazer para trilhar os seus caminhos!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Danilo Max

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos