Saia do efeito manada
A pior coisa que pode acontecer na vida de alguém, é começar a seguir o que os outros estão seguindo. Seja uma dieta da moda, um tratamento revolucionário que todos estão fazendo ou até mesmo um negócio que todos estão entrando.
Este último, para mim, é o pior. A pessoa ouve dizer que determinado ramo está crescendo, não estuda o assunto e, simplesmente, se aventura em um negócio sem saber no que vai dar.
As paletas mexicanas são exemplo disso. Em meados de 2010 estouraram diversos lugares onde vendiam picolés recheados. Não havia uma lanchonete, restaurante ou padaria que não vendia esse sorvete. Vi diversas pessoas apostando neste negócio que, em alguns meses, já não existia mais.
Um bom empreendedor sabe detectar o efeito manada. Sabe se desviar dos “negócios” do momento e seguir firme em seus objetivos.
Entenda, não estou dizendo que você não possa conhecer um novo mercado, mas que não deve se jogar 100% logo de cara, apenas porque todo mundo está se jogando.
Uma das características mais brilhantes do empreendedor é ser pé no chão. Ele sabe onde investir seu tempo, esforço e dinheiro.
Seja crítico. Saiba avaliar reais oportunidades e fuja do efeito manada. Siga seus objetivos que o sucesso é inevitável. #TAMOJUSTO