Empreendedorismo Dores e Delícias  Parte II
Dimitris Vetsikas por Pixabay

Empreendedorismo Dores e Delícias Parte II

Escrevi no último artigo sobre o porquê de ter partido para o empreendedorismo.

Compartilharei aqui algumas lições da minha jornada:

Fazer o que precisa ser feito, não apenas o que gosta de fazer.

Corrigir rotas constantemente. Erros fazem parte do processo, a diferença está na velocidade de correção.

Tenha um compromisso com seu negócio, ele depende 100% de você.

Consistência, não dá para fazer um filho em um mês com nove mulheres. O mesmo vai acontecer com sua empresa. Esforços contínuos e gradativos.

Alguns clientes não serão clientes para o seu negócio. É via de mão dupla. O mercado enxerga seu produto e/ou serviço junto aos seus concorrentes e você conhecerá melhor sobre seu nicho. Não se apegue àqueles que não seu público.

Muitos vão te criticar ou decepcionar. Persevere.

Outros tantos vão te apoiar. E esse apoio por vir de onde menos se espera.

Seja humilde, não entre no negócio achando que sabe tudo. A gente não sabe e vai morrer aprendendo. “Treino é treino, Jogo é jogo”.

Controle seus gastos. Não conheço ninguém que começou um empreendimento ganhando muito dinheiro (ou um mínimo para equacionar receitas e despesas). O financeiro para mim foi a experiência mais cruel e também a de maior aprendizado. Então caro leitor, mantenha seu fluxo de caixa atualizado mensalmente. Metas não são batidas no último dia do mês e sim dia após dia, semana por semana. Lembra da dica da consistência acima?

No início será muita ralação. Cansaço físico e mental. Sem horário para começar ou terminar. Você está construindo seu sonho e se tudo correr bem, um dia será recompensado pelo que construiu durante um bom tempo. Aí está a magia de tudo.

Celebre pequenas vitórias. Sempre haverá um elogio, um cliente que te encherá de esperança, uma receita ou a abertura do CNPJ, comemore. Essa energia nos impulsiona e aquece o coração.

Não caia na armadilha do APREendorismo. Acreditar que nunca está pronto, que precisa aprender algo para começar é um sabotador para o seu negócio. Comece com o que tem e vai aperfeiçoando.

A coragem tem que ser maior que seu medo.

Busque por parcerias de mão dupla. Entrei em muitas parcerias onde me dedicava, me encaixava na agenda do outro e no final, descobri que só eu estava comprometida e na verdade, trabalhando para o negócio do outro.

Somos uma marca, estamos o tempo todo transmitindo algo.

Não é vergonha cobrar por um produto ou serviço, este é seu trabalho e seu ganha-pão ok?

Estude, busque escolas de negócios, mentorias. Converse com outros que já passaram pelo processo, amplia seu horizonte e pode evitar alguns erros.

Networking, estreitamento profissional. Indicar e ser indicado e a roda gira.

A curva de aprendizado é íngreme, mas ao perceber que você pode trabalhar para si mesmo o tanto que trabalhou para os outros, você se torna um fenômeno da natureza: imparável.

Desejo a todos sucesso na empreitada, nos encontramos no caminho! <3

Sou Alê Teles, mãe, empreendedora, mentora de líderes, escritora e uma eterna inquieta.



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos