Saiba como fazer um product discovery do seu candidato a Prefeito ou a qualquer cargo
O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete - Aristóteles
A cada 2 anos é a mesma história, lá vai você votar para mudar o futuro da sua cidade e País! As pautas? Sempre as mesmas! Saúde, educação, segurança, transporte, moradia e emprego. É no mínimo estranho os problemas continuarem os mesmos e ao mesmo tempo todo candidato que é eleito prometer melhorar tudo isso.
Quem olha mais atentamente pode perceber que os candidatos, principalmente do nível executivo, se transformaram em produtos nas suas campanhas eleitorais. É como se estivesse sendo vendida a marca x ou y. Tudo é bem pensado: Como se vestir, se portar, falar o que o eleitorado quer ouvir, o vídeo clássico da "entrevista" em que não se olha para a câmera, site, Facebook e por ai vai.
E nós compramos e bem barato...
Mas peraí! Será que não está na hora de fugirmos do mesmo padrão de comportamento? De fugir dos rótulos de direita, esquerda, inclinado, pra cima, pra baixo e afins? Daquele papo de bar, discussões emocionais de redes sociais ou do debate político ensaiado?
Queria apresentar algumas ferramentas que são utilizadas, normalmente, para identificar clientes, seus problemas e possíveis soluções, mas que podem nós ajudar nesse escolha.
1 - Mapa de empatia
É uma representação visual que ajuda a descrever o perfil de uma pessoa ou grupo de pessoas. Você deve se colocar totalmente no lugar do outro, com os seus pensamentos.
Abaixo você tem o exemplo de um mapa preenchido
Em cada parte você terá que responder coisas como: Quais são as sua influências? Como ele costuma agir? O que frustra? Quais são os seus sonhos? Quem são seus amigos? Você pode criar um online nesse link.
Se você fizer uma boa pesquisa, só com essa dinâmica você já terá um bom panorama dele. Compartilhe o mapa com seus amigos e façam uma versão final.
2 - Matriz CSD
A sigla basicamente significa Certezas, Suposições e Dúvidas. Pegue um papel e divida nessas três categorias tudo que você sabe ou não sobre o seu candidato. Quais são as certezas que você tem em relação a ele, o que fez e as suas propostas? Para as suposições e dúvidas é importante pesquisa para que elas sejam descartadas ou virem certezas.
Exemplo:
3 - Objetivos e priorização
Você já se colocou no lugar do seu candidato, retirou dúvidas sobre ele e suas propostas. Agora é hora de verificar se os seus objetivos estão alinhados com os dele.
Defina 5 objetivos que você gostaria que fossem atingidos no próximo mandato. Esqueça coisas abstratas como aumentar segurança, ter mais educação. Seja específico e direto, se possível com meta.
Exemplos:
Fazer com que o tempo gasto no meu deslocamento casa x trabalho seja de no máximo 40 minutos | Possibilitar que o meu filho tenha creche integral gratuita até os 3 anos para que eu possa trabalhar | Ter um local para prática esportiva ao ar livre próximo a minha casa
Agora é hora de priorizá-los, afinal não dá para ter tudo ao mesmo tempo. Coloque notas de 1 a 5, onde 1 é menos prioritário e 5 o mais prioritário. Avalie se a sua ordem é parecida com a dele. Nesse caso é mais difícil, pois o candidato pode ter propostas vagas, mas se seus objetivos estão mais ligados a educação, por exemplo, veja se esse é um dos temas prioritários para ele.
Com essas 3 dinâmicas é possível ter uma visão mais clara e estrutura, ainda que não definitiva. Além de apontar algumas questões que normalmente não são avaliadas nesse momento de escolha.
Acredito que esse seja um bom início de análise.Faça as pesquisas, construa as matrizes, compartilhe com seus amigos e vejam os pontos de acordo e desacordo.
Bom voto!
Gostou? Veja mais em -> https://goo.gl/fGgOZo
Comic strip designer and writer at http://www,amazon.com/author/vascosanpayo
8 aConselhos construtivos. Mas a importância da carestia de emprego talvez tivesse sido exageradamente omitida. Einstein foi reprovado em Matemática| Dá para reflectir.
Full-stack Developer at Five9 - Product Design, Vue.js, Django, Python
8 aGostei bastante do texto, nos faz observar outros pontos a serem discutidos antes da escolha de um candidato.
Consultoria empresarial de pequenas e médias empresas | ESG em formação | Métodos ágeis em formação
8 aContribuição interessante Bruno, obrigada