Saiba a importância da retenção de talentos
Implantar uma cultura que favoreça a atração e retenção de talentos nem sempre é uma tarefa fácil, já que a dinâmica do mercado de trabalho passou por grandes mudanças nos últimos anos. As vagas ofertadas têm mais visibilidade e os profissionais sabem exatamente onde procurar o trabalho que desejam. A própria forma como as pessoas se relacionam com o trabalho não é mais a mesma.
Um fator indispensável para manter o crescimento constante de qualquer empresa é ter profissionais qualificados, comprometidos com os resultados, alinhados à cultura e que se mantenham em desenvolvimento. São esses profissionais que, ao desempenharem suas tarefas no dia a dia, permitem que a empresa alcance os objetivos determinados em planejamento.
Com um mercado que muda a todo momento, não é fácil manter os talentos comprometidos com sua empresa. Segundo o HayGroup, empresa referência no mercado de gestão de pessoas, 64% das empresas têm dificuldade na retenção de colaboradores.
Neste post, ajudaremos você a entender a importância da retenção de talentos.
A retenção de talentos ajuda a construir um ambiente de trabalho agradável
Consideramos talentos aqueles profissionais que entregam resultados com boa performance e que são altamente alinhados à cultura e aos valores da empresa. Esse nível elevado de compatibilidade com a “personalidade” da sua organização contribui para que eles sejam agentes ativos na construção de um ambiente de trabalho agradável, que favorece a colaboração mútua e a produtividade.
Reter talentos pode dar mais fluidez ao processo decisório
Por conta da crise econômica que o país vem enfrentando, muitas empresas passaram por grandes reestruturações em suas equipes de trabalho. Além disso, a mudança da dinâmica de trabalho e a participação cada vez maior da tecnologia nos processos, ajudaram a incentivar a adoção de equipes mais enxutas.
Como consequência disso, nas empresas que possuem processos estruturados e eficazes de retenção de talentos, os bons profissionais, que antes desempenhavam tarefas de apoio, receberam mais responsabilidades, autoridade para tomar decisões, e passaram a ficar na linha de frente dos processos mais estratégicos.
Talentos têm um perfil comportamental altamente compatível com a cultura organizacional e costumam entregar resultados de alta performance. Para manter o nível de suas entregas, estão em constante desenvolvimento.
Com um bom plano de carreira na empresa, tendem a ocupar posições de liderança. E no momento em que são colocados nessas posições, podem conferir mais agilidade ao processo de tomada de decisão, uma vez que conhecem de perto a dinâmica, os desafios e o impacto das atividades mais operacionais no alcance dos objetivos da organização.
Maiores índices de retenção de talentos implicam em economia para a empresa
Se sua empresa tem um alto índice de turnover (rotatividade de colaboradores), isso pode significar que você está perdendo mais dinheiro do que deveria.
Quando a empresa demite um colaborador e coloca outro na posição, é preciso desembolsar recursos para arcar com verbas rescisórias, custo de admissão do novo colaborador ou eventuais treinamentos de integração que sejam necessários.
Além disso, é preciso levar em consideração, também, a perda de capital intelectual. O colaborador que vai embora leva com ele todo o conhecimento que ele detinha sobre os processos da sua organização.
É certo que investir no desenvolvimento de talentos também envolve custos. Porém, além de mais barato que substituir um colaborador, é, também, mais vantajoso a longo prazo.
Como você encara a retenção de talentos? Sua organização já possui uma boa política, ou ainda precisa de ajuda para entender melhor a importância de adotar boas práticas para manter os bons colaboradores engajados? Deixe aqui seu comentário e participe!
Fonte: Kenoby