Saiba vender seu "peixe" !
Compartilhando minha experiência e como aprendi a vender meu "peixe".Quando eu comecei na profissão de programador de computador. (nos bons anos de 1989, entreguei a idade kkk)
Trabalhei numa concessionária de veiculos pesados, na época com Clipper ( os mais novos terão que "googar" kkk).
Num destes dias em que o patrão estava na empresa, ele me viu pela janela de vidro, sentado, olhando para a tela do computador pensando.
Não sei por quanto tempo, mas ai ele entrou na sala e disse:
"é pra isto que te pago, pra voce ficar ai paradão olhando este computador"!
eu respondi: Sim senhor é pra isto que voce me paga, para pensar a melhor solução para o seu negócio.
3 dias depois, quando o sistema que ele alugava deu pau e não emitia mais notas fiscais e nem o faturamento e os clientes ligavam reclamando.
Eu implantei o novo sistema que estava fazendo e ele deixou de pagar a época 12 salarios minimos de mensalidade no sistema que não atendia e ficou com um sistema proprio e
Recomendados pelo LinkedIn
sem falhas por mais de 3 anos( quando refizemos em Delphi), a partir daquela data, ele me procurou, Olha agora eu sei o valor que voce tem para a empresa, estamos aumentando o seu salario ! (é eu sou capitalista e não trabalho por beneficios e sim por um ótimo salário).
Neste dia eu aprendi o valor que o meu trabalho tem e nunca mais ganhei menos que 10 salarios minimos. Retire o desenvolvedor/programador da equação e o negócio pára, não tem velocidade, não tem assertividade. Num mundo digital a importancia do programador é cada dia que passa maior. Vejam quantas oportunidades de trabalho existem e quantos realmente tem capacidade para ocupar o cargo.
Hoje em dia, as vezes os requisitos de vagas tem até 20 linhas !!!
Como dominar tanta tecnologia sem esforço, sem gastar dinheiro em cursos, e o mais importante sacrificar seu tempo livre para aprender estas tecnologias.
Para ganhar uma mixaria em carteira e aceitar que o salario "social" com beneficios como:
mesa de sinuca, totó, maquina de suco e café! (isto não paga as contas).
Não aceite um salario que não te sustente e que não sobre pelo menos 20% para "viver".
Valorize-se saiba vender seu "peixe".