Saindo da Zona de Conforto ! Experiencia de Trabalhar em outro pais.
A experencia de trabalhar fora do pais é diaria … e isso é fascinante porque cada dia se aprende algo. No meu caso o primeiro desafio foi o idioma , dado que nao tinha fluencia em español espanhol e tanto o meu time quanto os clientes não se sentem à vontade de dizer-me que nao entenderam o que queria comunicar .Primeira grande lição: ao final de cada reuniao com o meu time fazer um ´wrap-up´ em inglês por ter mais facilidade com o idioma.
Outra experiencia muito rica que pude extrair do fato de ter uma responsabilidade regional, quando assumi um posto em Lima e cuidava de toda Centro America e do Caribe, foi descobrir que o espanhol tambem é distinto em cada país , sem contar a cultura, hábitos , forma de trabalho que cada país.
Na perspectiva da gestao de pessoas é muito imporante entender com Recursos Humanos alguns código de conduta, as regras e modelos de gestao, etcs considerando que eventualmente uma pratica comum no Brasil em alguns países essa abordagem é quase proibida, como por exemplo o comentar temas pessoais em ambiente corporativo.
No trato com os Clientes, pude observar em minhas duas experiencias internacionais (Peru e Mexico) que sempre foram são muito abertos a falar com estrangeiros e apreciam o esforço de falar o idioma deles. Naturalmente o histórico da relacao entre as empresas são muito considerados nesse momento. Para mim, que sou de vendas, foi muito difícil conseguir ter a real visibilidade dos tempos e garantais de um negocio e demorei muito a entender que nem sempre o urgente é imediato.
Como esse é um aprendizado continuo poderia escrever muito mais , porem deixo aberto o canal de comunicação caso você que esteja lendo esse artigo tenha interesse de bater um papo
OBRIGADO
Executivo Senior de TI • Business Leader • Vendas • Desenvolvimento de Negócios • Gestão de Contas • Expansão • Novos Mercados e Geografias • Lideranca de Equipes • Responsabilidade por P&L• SAAS
4 aJa falamos pessoalmente disso! Eh um desafio mas muito gratificante! Culturalmente , pessoalmente e profissionalmente somos pessoas diferentes depois de experiencias internacionais! Mas Concordo 100% com vc , nao devemos desconsiderar o desafio do idioma muitas vezes nossa percepcao pode ser bem diferente da realidade e a dica do wrap up eh fundamental! Alem claro de respeitar a cultura de cada Pais!! Vamos em Frente Jonh!! Abrazo!!
Consultoria e Mentoria no mercado de luxo
4 aJoao Marques dos Santos muito obrigado por esses insights. Voce trata um tema que acho que nós brasileiros pouco valorizamos, que é falar fluentemente a língua espanhola. Cremos que por entender e domingar o portunhol, isso só nos basta. Mas quando vivemos em um país latino vemos o quao importante é dominar o idioma e levá-lo a sério.