Sair das dividas! Uma missão impossível?

Sair das dividas! Uma missão impossível?

Como já falamos a situação dos brasileiros é algo alarmante, de todo modo o que venho expressar sim, é minha opinião baseadas em fatos, o tema de hoje é um tema muito polêmico por assim dizer visto que é muito fácil estar em um ambiente financeiramente controlado e dizer que sim, todos podem ter famílias equilibradas financeiramente.

Mas o que leva uma família a ficar endividado? de modo geral, podemos dizer que é o desemprego, quanto mais ficamos sem trabalho, mas as contas aumentam, e quando conseguimos uma fonte de renda como sair dessa bola de neve vermelha? É nessa hora que entra um bom planejamento, porem só planejara não adianta né, afinal planejar uma viajem final de ano não quer dizer que vai viajar final de ano, pois você precisa agir.

Então podemos utilizar o método PARS inspirado no método empresarial PDCA ( planejar, desenvolver, checar e agir) o meu método é mais para Planejar, Agir, Revisar e Seguir, isso mesmo você planeja seu objetivo, age criando estratégias que farão você chegar lá, mensalmente você revisa e segue em frente.

Então para te ajudar vou deixar alguns passos para você sair das dividas, algumas serão obvias, mas o obvio também precisa ser dito.

1 - Sentar com a família para avaliar a situação, para todos entenderem o momento e juntos sair dele.

2 - Cortas gastos, essa talvez é uma das mais difíceis tarefas de se fazer na reconstrução financeira, cortar gastos não necessários nesse momento, tv, internet entre outros, em casos que não tem como cortar, buscar alguma produto semelhante mais barato para migrar, seja uma assinatura, um aluguel, todo esforço na redução das despesas ajudaram a chegar mais rápido no objetivo.

3 - O terceiro passo vem de encontro do segundo, criar um orçamento realista, dentro dele, uma parte vai para quitar as dividas maiores e antigas.

4 - Busque renegociar suas dividas, encaixando elas no seu novo orçamento, priorizando as maiores com maiores juros.

5 - Esse passo vai ter ajudar, mas não é tão simples, mas vamos lá, se tiver oportunidade busque uma renda extra, se com trabalhos finais de semana, ou segundo emprego para complementar a renda e quitar mais rápido as contas.

6 - Com o novo momento de jeito nenhum faça novas contas.

7 - Comemora cada conquista do seu plano de ação.

8 - E como essa nova experiência busque mudar de hábitos para não voltar a se endividar começando a pensar no futuro, e em possíveis emergências criando uma reserva, pois sair das dividas leva tempo, mas voltar para elas é rapidinho, eu sou Jéson Wilson e agradeço por ter chagado comigo até aqui, até a próxima.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos